Em Travessia, Brisa (Lucy Alves) ficará completamente despedaçada após Ari (Chay Suede) ganhar a guarda do seu filho. Na ocasião, será realizado um teste de DNA e o resultado comprovará que a protagonista não é a mãe do menino. Isso só foi possível por causa de uma condição genética rara, mas até que prove o contrário, a maranhense terá que se afastar de Tonho.
A princípio, Núbia (Drica Moraes) espalhará uma fake news para todos acreditarem que Brisa abandonou Ari e filho para fugir com Oto (Romulo Estrela). Por conta disso, todos acreditarão na hipótese do garoto não ser filho da protagonista da novela. Ela, por sua vez, ficará ofendida com os boatos maldosos e vai sugerir um exame de DNA para acabar os rumores.
Veja também: Resumo da novela Travessia
Em cenas seguintes, sairá o teste de DNA e ficará comprovado que Brisa não é a mãe de Tonho. Por outro lado, a jovem nem sabia que faz parte de um número de pessoas no mundo com uma condição genética rara chamada Quimerismo, que consiste em sequências de DNA diferente dentro do corpo.
Ari, por outro lado, levará vantagem e, com isso, pedirá a guarda da criança. Brisa ficará arrasada após perder Tonho, mas não vai desistir de recuperar sua cria. Dante (Marcos Caruso) se interessará pelo caso e prometerá encontrar uma explicação através da ciência.
A trama é escrita por Gloria Perez, sob direção artística de Mauro Mendonça Filho. Nos papéis principais, a novela conta com Lucy Alves, Rômulo Estrela, Chay Suede, Jade Picon, Drica Moraes, Vanessa Giácomo, Giovanna Antonelli e Alessandra Negrini.