Tertulinho (Renato Góes) não reagirá nada bem ao descobrir por Tertúlio (José de Abreu) que José Mendes (Sergio Guizé) é seu irmão por parte de pai em Mar do Sertão. Sendo assim, o vilão acabará se irritando com a novidade e, dessa forma, agirá por impulso ao pegar uma arma e atirar contra o protagonista na trama de Mario Teixeira.
E tudo acontecerá depois que o mocinho for avisado por Candoca (Isadora Cruz) e Maruan (Pedro Lamin) que o falso documento de Rivaldo Pereira foi encontrado na casa do advogado. Irritado, o pai de Manduca (Enzo Diniz) não pensará duas vezes antes de ir até a fazenda Palmeiral para tirar satisfações com o parente, pelo fato de saber que foi ele que pediu aos médicos para desligarem os aparelhos que o mantinham vivo no hospital.
Veja também: resumo dos próximos capítulos de Mar do Sertão
Na ocasião, os dois discutirão de forma áspera, cabendo ao coronel intervir na discussão e evitar uma tragédia ainda maior: o veterano confessará que eles são irmãos do mesmo sangue, o que deixará ambos completamente desnorteados. Porém, o personagem de Renato Góes será o que ficará mais surtado. Só para se ter uma ideia, ele pegará uma arma de fogo e sairá atrás do casal protagonista.
Ao encontrá-los juntos em uma caverna da cidade, Tertulinho apontará o revólver em direção ao irmão e atirará nele, mas errará o disparo propositalmente, fazendo, então, com que a médica logo o desarme e o leve de volta a fazenda de Tertúlio. As cenas devem ir ao ar a partir da próxima semana na sua novela das seis.