Em Mulheres Apaixonadas, Raquel (Helena Ranaldi) vai sofrer o pão que o diabo amassou nas mãos de Marcos (Dan Stulbach) e sofrerá calada, sem reagir. Por outro lado, após uma série de agressões, a professora tomará coragem e, nos últimos capítulos, decidirá denunciá-lo na delegacia da mulher.
Com a ajuda de Helena (Chritiante Torloni), Raquel se dirigirá até a delegacia para, enfim, acabar com o pesadelo. “Força, Raquel. Todas essas pessoas que estão aqui estão na mesma situação que você”, aconselhará a amiga. “Eu quero fazer uma denuncia. Eu fui agredida pelo meu marido”, falará a personagem de Helena Ranaldi para uma atendente na delegacia.
Após fazer a denuncia, Raquel se sentirá mais aliviada e fará uma reflexão sobre como as coisas foram piorando na sua vida com Marcos. “Eu fico imaginando como eu deixei essa situação chegar a esse ponto”, dirá. “O importante é que você reagiu”, responderá Helena. Mais tarde, Raquel será chamada para relatar toda a trajetória das agressões.
“É a primeira vez que ele agrediu a senhora?”, interrogará uma mulher responsável por registrar a ocorrência. “Não, eu já perdi a conta de quantas vezes isso aconteceu (…) Apesar de ele se mostrar muito gentil na maioria das vezes com as pessoas, comigo ele se transforma”, concluirá a jovem com a denuncia.
A novela foi escrita por Manoel Carlos e protagonizada por Christiane Torloni, José Mayer, Tony Ramos, Susana Vieira, Giulia Gam, Marcello Antony, Helena Ranaldi e Dan Stulbach, em 203 capítulos originais.