Depois de passar por muita aflição em Pantanal, Alcides (Juliano Cazarré) terá um final satisfatório na atual trama das 21h da Globo. Além de conseguir completar a sua vingança contra Tenório (Murilo Benício), matando o vilão com uma zagaia após ter sido estuprado por ele, o peão terá uma grande transformação.
No casamento de José Leôncio (Marcos Palmeira), ele passará bem longe das bebidas para não causar nenhum tipo de confusão, como ocorreu no casamento de Jove (Jesuíta Barbosa). Ele chegará a fazer as pazes com Guta (Julia Dalavia) e deixar o amigo, Zaquieu (Silvero Pereira), em estado de êxtase ao tirá-lo para dançar.
Por fim, depois de demonstrar muita resistência e hesitação em ter relação com Maria Bruaca (Isabel Teixeira), os dois voltarão a ficar juntos e o peão mostrará que ainda não perdeu o fogo por ela.
Veja também: Atriz desabafa e aponta falha de Zuleica após personagem ter destino selado em Pantanal: “Errou”
Vale destacar que toda essa transformação e um desfecho para lá de positivo para Alcides, principalmente ao lado de Maria, ocorrerá apenas nesse remake de Pantanal, graças às mudanças feitas pelo autor Bruno Luperi. Na versão original da novela, exibida pela extinta TV Manchete em 1990, e escrita pelo seu avô, Benedito Ruy Barbosa, o casal tinha um final bem mais frio, indo para uma viagem para o Paraná, sem despedidas, e nunca mais apareciam. Na nova versão, os dois até se organizam para ir visitar as terras herdadas por Maria, mas logo retornarão para o casamento de José Leôncio.
Outra personagem que terá um desfecho positivo após a morte de Alcides é Zuleica (Aline Borges). Além de passar a administrar a fazenda do grileiro, ela terminará a trama ao lado de um bom homem: Eugênio (Almir Sater).