Em Alma Gêmea, José Aristides (André Gonçalves) vai conseguir superar as desconfianças de Rafael (Eduardo Moscovis) e salvar o roseiral, que quase é destruído devido às armações de Raul (Luigi Baricelli) e Cristina (Flávia Alessandra). O protagonista enfrentará um verdadeiro caos na sua vida, mas será graças à sabedoria de Aristides que conseguirá recuperar o controle da sua propriedade e da sua própria vida.
No início, Rafael começa a desconfiar das intenções de Raul, suspeitando que ele não está fazendo os pedidos do veneno necessário para combater as formigas que estão devastando as roseiras. O vilão, no entanto, conseguirá enrolar Rafael, mantendo o plano de destruir o roseiral para vender as terras. José Aristides até tentará alertar Rafael sobre o golpe, mas o protagonista não conseguirá agir a tempo, sendo vítima de outro ataque de Cristina, que provoca um incêndio no ateliê de Luna (Liliana Castro), deixando Rafael em estado vegetativo.
Enquanto Cristina e Raul acreditam que finalmente poderão tomar posse das riquezas de Rafael, eles são surpreendidos ao descobrir que Felipe (Sidney Sampaio) é quem deve autorizar a venda das terras. Confuso, Felipe se recusa a ceder, frustrando os planos da vilã.
Durante esse período, Serena (Priscila Fantin) cuida de Rafael em segredo, com a ajuda de Aristides, que utiliza o conhecimento de seu povo para curar o botânico. Quando Rafael finalmente se recupera e retoma o controle de sua vida, fica em choque ao ver o estado do roseiral. Após meses longe da administração, o cenário é desolador, mas José Aristides surge com uma solução inusitada para acabar com as pragas sem usar veneno.
“Não precisa matar as formigas. O que aprendi e o que é bonito, é que todo ser tem direito à vida, tem lugar no mundo”, explica Aristides, intrigando Rafael. Quando o protagonista pergunta como isso é possível, Aristides dá uma solução simples: “Em vez de matar, impedimos as formigas de comerem as roseiras. Fumo de corda! A gente deixa o fumo dentro da água por uns dias, depois espalha nas roseiras e as formigas vão embora”.
Embora cético no início, Rafael decide seguir o conselho de Aristides com o incentivo de Serena. Juntos, eles, Bernardo (Emiliano Queiroz) e os trabalhadores do roseiral colocam a ideia em prática. Dias depois, Bernardo traz a boa notícia: “O roseiral está a salvo, Rafael”, comemorará Serena ao lado de todos.
Muito emocionado, Rafael se ajoelha, toca a terra e reflete sobre o valor de suas terras e o quanto elas significam para ele. “Eu sou essa terra, essas roseiras estão em meu coração”, dirá o botânico, aliviado e grato por não ter perdido sua maior paixão.