Em Terra e Paixão, Aline (Bárbara Reis) será vítima de uma grande injustiça, indo parar atrás das grades após ser acusada de assassinar Isabel (Yasmin Gomlesvsky), uma jornalista que tenta ajudar a mocinha, mas acaba sendo morta a mando de Antônio (Tony Ramos), que faz com que o corpo da mulher seja encontrado justamente nas terras da protagonista.
Nos próximos capítulos da trama das 21h, no entanto, Aline terá uma aliada importante que a libertará da prisão: Lucinda (Débora Falabella). A gerente da cooperativa acaba se voltando contra Antônio e decide se aliar a Aline para evitar que o pior aconteça.
Tudo começa quando Caio (Cauã Reymond) tem um encontro com Jurecê (Daniel Munduruku), que após ter uma visão, orienta o rapaz a procurar Lucinda para ajudar a libertar Aline. A mulher, então, acabará tirando uma carta da manga.
Lucinda consegue tirar Aline da cadeia
Acontece que Lucinda é afilhada do Juiz (Ricardo Ripa) que nega o pedido de habeas corpus de Aline. Dessa forma, a chefe da cooperativa decide usar a sua influência para reverter essa situação e vai atrás do seu padrinho durante uma pescaria.
Veja também: resumo dos próximos capítulos de Chocolate com Pimenta
“Padrinho, eu sei que não nos vemos muito, mas sempre tive consideração pelo senhor”, dirá a mulher, que será bem recepcionada pelo homem. “Eu vim pedir para assinar o habeas corpus da Aline. Padrinho, essa moça está sendo injustiçada”, falará ela. “Até onde eu sei é uma acusação de assassinato, com uma testemunha…”, responde o juiz.
“Quando meu filho teve um problema na escola, ela mesma levou para o hospital. Não é uma assassina. Tem o direito de responder em liberdade“, argumenta Lucinda. O juiz, então, acaba sendo convencido pela afilhada a assinar o documento. “Eu já sei que meus peixes vão fugir assustados enquanto eu não assinar. Você é teimosa, Lucinda”, dirá ele.