Em Renascer, a separação de Mariana (Theresa Fonseca) e José Inocêncio (Marcos Palmeira) acabará atingindo quem, inicialmente, não tinha nada a ver com essa história: João Pedro (Juan Paiva).
Mariana decide romper com Inocêncio após se sentir excluída mais uma vez pelo fazendeiro, que decide deixar Teca (Lívia Silva) vivendo na fazenda após descobrir que ela é neta de Marianinha, a irmã de Maria Santa (Duda Santos). E após ir embora da fazenda, a jovem acaba se reaproximando de João Pedro, e tenta usar o ex para atingir o protagonista.
Essa aproximação de Mariana já causará problemas no próprio relacionamento de João com Sandra (Giulia Buscacio), que acredita que o marido está defendendo a ex, e com isso, também decide romper com ele.
O pior acontece quando Mariana tenta convencer João a ajudá-la a conseguir recuperar as terras que pertenciam ao seu avô, Belarmino (Antonio Calloni), e até mesmo se unir a outros produtores de cacau da região, o que o colocaria contra o pai.
Diante desse cenário, Morena (Ana Cecília Costa) aconselhará João a mandar a ex embora para não lhe arranjar mais problemas, mas tudo piora quando Inocêncio flagra Mariana na casa do filho, e se sente traído ao vê-la lá. João deixa claro para Mariana que ama Sandra e pede para que ela vá embora e siga seu próprio caminho de uma vez por todas. A jovem vai conseguir abrigo na casa de Egídio (Vladimir Brichta).
✔ Quer saber mais? Leia o resumo dos próximos capítulos de Renascer
Inocêncio, por sua vez, não conseguirá perdoar o filho após o flagra, o que abala ainda mais a relação entre os dois, que nunca foi das melhores. Ao chegar na fazenda, ele revela para Inácia (Edvana Carvalho) que sente desprezo pelo filho e que ele não é mais bem-vindo naquela casa.
Arrasado com a situação, João Pedro chegará a desabafar com Rachid (Almir Sater), afirmando que se arrepende das suas decisões, principalmente de ter abrigado Mariana na fazenda, o que deu início a todo esse caos na sua vida.