Em Terra e Paixão, Petra (Debora Ozório) vai confrontar seu passado traumático. Depois de confirmar suas suspeitas de que seu tio, Dirceu (Eriberto Leão), é um pedófilo, Petra irá atrás de Marino (Leandro Lima) para revelar os abusos que sofreu. Ela expressa sua preocupação de que Dirceu volte a atacar e abuse de outras garotas, como Rosa (Maria Carolina Basilio), filha de Flor (Letícia Laranja) e Ademir (Charles Fricks), que também se tornará alvo do crápula.
O delegado, em resposta, realizará uma pesquisa nos arquivos da polícia para verificar os antecedentes criminais de Dirceu. Ele descobre várias denúncias contra o predador sexual, embora nenhuma tenha sido comprovada, permitindo que Dirceu escapasse ileso todas as vezes.
Marino revela que Dirceu se mudou para Nova Primavera justamente para escapar de um pai furioso cuja filha de 10 anos havia sido importunada por ele. “Depois de fazer o rastreamento da ficha criminal de Dirceu Elói Aldrava, eu encontrei não só uma, mas várias denúncias”, revelará o delegado.
Marino monta armadilha para Dirceu
Com o apoio de Graça (Agatha Moreira), Luigi (Rainer Cadete), Anely (Tatá Werneck) e Flor, Petra fica determinada a colocar Dirceu atrás das grades. A jovem retornará à delegacia ansiosa para descobrir se existem queixas de pais contra Dirceu.
Quando Petra pergunta sobre o tipo de denúncia que Marino encontrou, ele menciona importunação e assédio, inclusive contra menores. Diante disso, o delegado consegue autorização para montar uma armadilha para Dirceu.
Veja também: resumo dos próximos capítulos de Terra e Paixão
Ele sugere usar Petra como isca, e ela responde sem hesitação que está disposta a ajudar. “Esse criminoso abusou de mim quando era criança, mas nunca mais vai abusar de menina nenhuma! Ele vai ter que mofar na cadeia!”, dirá a jovem.
Vale ressaltar que Terra e Paixão é escrita por Walcyr Carrasco e tem direção artística de Luiz Henrique Rios. O elenco conta com nomes como os de Barbara Reis, Tony Ramos, Glória Pires, Cauã Reymond, Johnny Massaro, Suzana Vieira, Paulo Lessa, Agatha Moreira, Débora Falabella, Rainer Cadete, Tatá Werneck, entre outros.