Uma das novelas mais queridas dos anos 80, Guerra dos Sexos finalmente está de volta após quase 40 anos. É um retorno que acontece em definitivo, nesta era de plataformas de vídeo. Desde esta segunda-feira, 04 de julho, os assinantes Globoplay estão tendo acesso aos capítulos da novela.
Veja também – Assunto secreto na Globo: Conheça a história macabra de Cavalo Preto, música de Zé Leôncio
Escrita por Silvio de Abreu ao lado de Carlos Lombardi, Guerra dos Sexos teve direção de Jorge Fernando e Guel Arraes. Em 2012, a história voltou em um remake fracassado e com baixa repercussão. Parte disto tem a ver com o quanto a versão original é marcante e insubstituível.
A seguir, conheça uma lista de curiosidades sobre a novela:
Equipe unida
Se existe algo que não é possível esconder são as indisposições nos bastidores. Quando a equipe não se dá bem, isto acaba sendo nítido no vídeo. Certamente, não foi o que aconteceu com Guerra dos Sexos. A novela era elogiada principalmente pela sintonia entre autor, direção e elenco, segundo o pesquisador Nilson Xavier.
Marco na carreira
Consagrado até hoje como grande nome das novelas cômicas, Silvio de Abreu começou esta “consagração” em Guerra dos Sexos. A novela foi a primeira da carreira do autor em que consolidou esta marca reconhecida dele no que se refere a gênero dramatúrgico.
Linguagem única
Personagens de uma novela interagindo com olhares diretamente voltados às câmeras? Isto foi uma proeza conseguida por Guerra dos Sexos. Silvio de Abreu ousou, pedindo que o elenco fizesse suas falas de frente para as câmeras, como se os telespectadores estivessem participando da narrativa.
Veja também – Novela da Globo tentou unir dois grandes autores e criou intriga histórica
Quebrou estereótipo
Uma das problemáticas apontadas por alguns artistas é o fato de que, quando eles aparecem de uma forma na TV, o público só quer vê-los de uma única maneira. Com o objetivo de sair da postura de galã em que se consagrou em folhetins, Tarcísio Meira aparece pela primeira vez num papel cômico, bobo e inocente, literalmente quebrando o estereótipo incumbido a ele.
Externas gravadas sem problemas
O modismo dos shopping centers é algo de poucas décadas atrás. Até então, este espaço era elitizado e considerado pouco utilizado pela sociedade. Tanto é que as cenas das Lojas Charlô’s eram gravadas em externas feitas num shopping carioca, sem maiores complicações e sem tumultos.
Veja também – Saiba qual novela passou por um vexame tão grande que a Globo apagou as fitas do arquivo
Reprisada apenas 1 vez
Apesar de já ter ganhado reprise, Guerra dos Sexos nunca esteve no Vale a Pena Ver de Novo. A novela teve sua única reapresentação em 1989, dentro de uma faixa chamada Sessão Aventura nas tardes da Globo.
Capítulo perdido
Quem quiser fazer maratona e assistir os capítulos de Guerra dos Sexos de uma vez, não poderá fazer isto na íntegra. O motivo é que as fitas do capítulo 113 se perderam, sem a possibilidade de recuperação. Então, a novela pula do capítulo 112 para o 114.
Protagonista afastado às pressas
Um verdadeiro jogo de cintura foi feito para tapar o buraco deixado por Paulo Autran. O protagonista teve que deixar a novela às pressas após sofrer um infarto. Sem encontrar uma solução em tempo hábil, seu personagem sumiu em um curto espaço de tempo.
Veja também – Confira cinco novelas da Globo que foram tão ruins que ninguém se lembra
Impactada pela censura
Apesar de seu humor escrachado e de ter sido inegavelmente um marco, Guerra dos Sexos sofreu com o impasse de ter acontecido em meio a ditadura militar. Os censores cortavam diversas cenas da novela consideradas imorais, o que fez com que Silvio de Abreu estivesse constantemente em Brasília para fazer negociações com os militares e poder liberar sua trama.
Estreia de grande nome
Além de seu sucesso, Guerra dos Sexos é respeitada por muitos nomes. São os casos daqueles que estrearam na novela. O mais conhecido até hoje é José Mayer, galã que deixou a TV depois de ter se envolvido em acusações de assédio.