Em Terra e Paixão, Jonatas (Paulo Lessa) tem um ato heroico. Depois de flertar com os vilões da trama, se unindo a Graça (Agatha Moreira) para tentar separar Caio (Cauã Reymond) e Aline (Bárbara Reis), o rapaz colocará a sua vida em risco, levando um tiro no lugar da mocinha.
Acontece que Antônio (Tony Ramos)decide ordenar a morte de Aline mais uma vez, contratando um assassino profissional através de Ramiro (Amaury Lorenzo). O matador, então, chega ao bar da cidade onde a professora está, mas no momento da execução, Caio dá um alerta e Jonatas acaba se colocando na frente dela e sendo atingido no seu lugar.
Por sorte, Jonatas acabará sobrevivendo, mas passará por uma cirurgia na coluna e receberá dos médicos uma notícia devastadora: ele ficará paraplégico e perderá os movimentos das pernas. Por ironia do destino, é Graça quem passará a oferecer ajuda ao rapaz, dando início a um processo de redenção da patricinha.
Mudança de planos na trama
Os rumos de Jonatas na atual trama das 21h da Globo são bem diferentes dos planos originais e do que havia sido divulgado no início da novela, quando Aline seria disputada por Daniel (Johnny Massaro), Caio e o próprio produtor rural.
Veja também: resumo dos próximos capítulos de Terra e Paixão
Era de se esperar que nessa fase do folhetim, após a morte do advogado e a sua separação de Caio, a protagonista engatasse um romance com Jonatas, principalmente depois que ele salva a sua vida, mas o rapaz acabará se envolvendo cada vez mais com Graça, que perderá um pouco de função na trama após ser desmascarada pela família La Selva.
Vale ressaltar que Terra e Paixão é escrita por Walcyr Carrasco e tem direção artística de Luiz Henrique Rios. O elenco conta com nomes como os de Barbara Reis, Tony Ramos, Glória Pires, Cauã Reymond, Johnny Massaro, Suzana Vieira, Paulo Lessa, Agatha Moreira, Débora Falabella, Rainer Cadete, Tatá Werneck, entre outros.