Em Mulheres Apaixonadas, em reprise no Vale a Pena Ver de Novo, Raquel (Helena Ranaldi) finalmente tomará coragem e denunciará Marcos (Dan Stulbach) após sofrer diversas agressões. O vilão, por outro lado, será obrigado a comparecer a Delegacia de Mulheres. A princípio, ele achará que poderá falar como quiser com a delegada, mas a profissional fará o favor de colocá-lo em seu devido lugar. “não estou aqui para brincadeira“, dirá a autoridade, deixando-o caladinho.
“O senhor foi chamado aqui porque a sua esposa, Raquel, fez uma denúncia de agressão cometida pelo senhor”, dirá a delegada. Marcos debochará: “a senhora do alto da sua competência, da sua experiência profissional, não acreditou nessa história de agressão, né? Eu tenho cara que agride mulher?”. A delegada responderá: “é a denuncia que ela fez”.
Marcos tentará reverter o jogo ao dizer que Raquel mantem um caso extraconjugal com um aluno. A delegada contestará: “se o senhor acha que o comportamento da sua esposa não é adequado, certamente o senhor tem os modos e os meios de resolver isso: vá a justiça, separe-se. Mas isso não é justificativa para o senhor agredi-la”, falará.
Hipócrita, Marcos insistirá que não bateu em Raquel e chamará a delegada de injusta. “a vítima, na verdade, sou eu”. A profissional mostrará os laudos que comprovam que Marcos agrediu a professora. “nós temos as provas técnicas”, revelará. Mesmo assim, o pilantra falará que ninguém tem como provar que ele bateu na esposa. “isso é uma palhaçada”, gritará o vilão.
Delegada bota Marcos em seu lugar
Nesse momento, a delegada peitará Marcos: “Por favor, seu Marcos! Eu sou uma profissional, eu estou cumprindo a minha obrigação, eu estou lhe dando a oportunidade de se explicar. O senhor não se esqueça que o senhor está num órgão público, eu não estou aqui para brincadeira“, bradará a autoridade. O vilão baixará o tom de voz e se desculpará.
Por fim, a delegada finalizará a conversa dizendo os próximos passos da denúncia para Marcos: “agora eu vou pedir para o senhor aguardar que uma policial vai colher o seu depoimento… depois todo o processo vai ser enviado para um juizado especializado criminal, o senhor vai ter que depor novamente, sua senhora também, e aí é o juiz que decide quem tem razão”.
A novela foi escrita por Manoel Carlos e protagonizada por Christiane Torloni, José Mayer, Tony Ramos, Susana Vieira, Giulia Gam, Marcello Antony, Helena Ranaldi e Dan Stulbach, em 203 capítulos originais.