Para não sofrer mais pelo amor de Bianca (Leandra Leal), ela que vai se casar com Heitor (Rodrigo Faro) nos próximos capítulos da reprise de O Cravo e a Rosa, Edmundo (Ângelo Antônio) decidirá tomar uma decisão pensada na tentativa de deixar o caminho da amada e o seu livres para que cada um seja feliz da sua forma na trama de Walcyr Carrasco.
Será, portanto, durante uma conversa com Candoca (Miriam Freeland) que o professor abrirá o jogo e confessará a ela o que pretende de fato fazer. “Estou muito decepcionado. Eu sonhei com Bianca todas as noites desde a última vez que a vi. Mas não tinha mais intenção e nem esperança de casar com ela. Mas foi muito duro ouvir o que eu ouvi”, revelará ele, sentindo-se traído.
Veja também: resumo dos próximos capítulos de O Cravo e a Rosa
Em seguida, a filha de Dalva (Bia Nunnes) perguntará o que ele ouviu, no que o mestre lhe responderá: “Ela disse que, de qualquer maneira, eu seria apenas uma lembrança, está comprometida com o Heitor e vai se casar com ele mesmo”. Incrédula, a jovem rebaterá: “Mas nós tínhamos conversado sobre isso. Eu pensei que fosse lutar pelo amor de Bianca. Eu sei que a ama e ela também te ama”.
Mas, ao final, o personagem de Ângelo Antônio deixará bem claro o que fará: “Não quero mais prejudicar a vida de Bianca. Que futuro eu posso oferecer para ela? Eles já se conheciam e namoraram antes. Eu vou embora dessa cidade e nunca mais vão ouvir falar de mim”, sentenciará o docente, chocando Candoca.