Como já era de se esperar, Jonatas (Paulo Lessa) não terá um final feliz ao lado de Aline (Barbara Reis) em Terra e Paixão. Mesmo apaixonado pela mocinha desde o início do folhetim, e sem sequer ter dado um beijo nela, o filho de Gentil (Flavio Bauraqui) terminará a história com outra pessoa: Graça (Agatha Moreira), esta que também nunca se decidiu com quem ficaria na trama de Walcyr Carrasco.
De acordo com informações da colunista Carla Bittencourt, do Notícias da TV, a sinopse original entregue ao autor em setembro do ano passado apontava que a protagonista “passaria a segunda parte da novela dividida entre Caio (Cauã Reymond) e Jonatas”. Diante disso, o produtor rural viria a ter novamente uma chance com ela, depois da morte de Daniel (Johnny Massaro).
“Eles vivem um romance. Mas a grande decisão no final da novela será saber com quem ela fica: Jonatas ou Caio”, escreveu Carrasco no documento de apresentação da trama, assim como afirma a publicação. Porém, a baixa audiência acabou fazendo com que o escritor se visse obrigado a antecipar o assassinato do personagem de Johnny Massaro, que deveria ser exibido por volta do capítulo 100.
Contudo, no final das contas, o personagem de Paulo Lessa não conseguirá despertar na morena um amor verdadeiro, somente amizade, ou seja, a mãe de João (Matheus Assis) não passará apenas de um amor platônico para o primo de Samuel (Ítalo Martins). Dessa forma, a única solução encontrada por Carrasco é juntar Jonatas a Graça, que mudou sua personalidade e começou a ganhar mais espaço no enredo.