Filha de Felício (Sebastião Vasconcelos) e Generosa (Vera Holtz), e irmã de Tina (Maria Flor), Rosa (Vanessa Gerbelli) é lembrada por ter abandonado sua família e fugido com um homem em Cabocla, deixando para trás um rastro de sofrimento, especialmente no coração de Tomé (Eriberto Leão), que nunca superou a perda do seu amor.
No passado, a mulher partiu com um homem que acreditava ser turco, o que devastou sua família. Tomé, que era profundamente apaixonado por ela, ficou inconsolável, e essa ferida aberta afetou também Tina, que, por amar o peão em segredo, via sua chance de conquistá-lo cada vez mais distante. A ausência de Rosa pesava em todos, principalmente no coração de Generosa, que nunca soube o destino da sua filha.
Finalmente, nos últimos capítulos, Rosa irá retornar, trazendo uma série de revelações. Ela explica que o homem com quem fugiu não é turco, mas libanês, e se chama Jorge Adib (Raymundo de Souza). Eles estão casados e vivendo em São Paulo, onde têm um estabelecimento comercial de sucesso.
Rosa e Jorge chegam à Vila da Mata de surpresa em grande estilo, em um carro luxuoso, trazendo consigo um filho pequeno, que rapidamente conquista o coração dos avós. No entanto, esse retorno de Rosa ocorrerá logo após a morte trágica de Tomé, que é assassinado em uma briga.
A chegada dela desperta antigas dores, e Tina não hesita em confrontá-la, lembrando que Tomé sofreu muito por seu desaparecimento. Este acerto de contas entre as irmãs é intenso, mas necessário para que Rosa compreenda tudo o que causou no passado.
Veja também: resumo dos próximos capítulos de Cabocla
Generosa, por sua vez, encontra finalmente uma oportunidade de paz e reconciliação. A presença de Rosa e de seu neto traz alegria para a família, e a ferida causada pelo abandono começa a cicatrizar. Rosa, por sua vez, convida os pais e Tina para irem morar com ela em São Paulo, onde teriam uma vida mais confortável e próxima deles. A família, no entanto, decide permanecer em Vila da Mata e recusa o convite da mulher.