Em Chocolate com Pimenta, Bernardete (Kayky Brito) ainda enfrenta um período de confusão por não saber lidar com o seu corpo e seus sentimentos. E em meio a isso, ela terá uma grande aproximação com Cássia (Luíza Curvo), confessando que sente saudades da moça.
Depois de ter armado a maior confusão com as amigas da garota na praça da cidade, Bernadete decide ir junto com Dona Mocinha (Denise Del Vecchio) até a casa de Cássia para tentar fazer as pazes, temendo que a amiga nunca mais a visite. “Você foi muito mal educada com a minhas amigas”, dirá Cássia. “Eu fiquei brava com o que elas disseram. E eu senti saudades de você”, confessará Bernardete.
A irmã de Olga (Priscila Fantin) não aceita muito a justificativa, mas corta o clima quando tenta tirar um cisco que caiu dentro do seu olho. Carinhosa, Bernadete se aproxima da amiga e assopra o olho dela, com um olhar apaixonado. “Bernadete você está com uma cara esquisita”, diz Cássia. A filha de Jezebel (Elizabeth Savalla) assume que sentiu algo diferente com essa aproximação. “Fogo. Aquele fogo novamente”, falará ela, sendo repreendida por Dona Mocinha.
Bernadete não é mulher?
No decorrer da trama, a verdade sobre a origem de Bernadete finalmente será revelada. Em uma conversa com Dona Mocinha, o mordomo Epaminondas (Ary França) contará que Jezebel, quando estava grávida, ficou doente e acabou fazendo uma promessa para que, caso se curasse, iria dedicar à Santa Bernadete.
Veja também: resumo dos próximos capítulos de Chocolate com Pimenta
A vilã, no entanto, perdeu o bebê, mas acabou se curando e decidiu adotar uma menina. Porém, ela adotou Bernadete apenas para cumprir essa promessa. Foi Cândida (Yeda Dantas) quem trouxe Bernadete para casa, alegando que ela era filha de uma amiga, e a menina já chegou grande, com três anos de idade, pois Jezebel dizia que não suportaria o choro de um bebê.
No fim, vem à tona que Bernadete realmente é homem, e que é filho da própria Cândida, que não tinha condições de mantê-lo e mentiu para a própria patroa, fazendo-a adotá-lo e o vestindo com roupas femininas para enganá-la.
Ao descobrir toda a verdade, Bernadete assumirá de vez a sua identidade masculina, passando a se chamar Bernado. Ele também irá rejeitar a sua mãe biológica por fazê-lo acreditar que era uma menina durante todo esse tempo, chegando, inclusive, a ameaçar processá-la pelo que fez.