Em Chocolate com Pimenta, Ana Francisca (Mariana Ximenes) vai perder toda a herança de Ludovico (Ary Fontoura) para Jezebel (Elizabeth Savalla). Por outro lado, a viuvinha não ficará parada e, após descobrir as receitas que o seu ex-marido deixou antes de morrer, ela produzirá bombons na fazenda de Carmem (Laura Cardoso). Rapidamente, ela venderá os bombons na rua da cidade e fará o maior sucesso. Jezebel, entretanto, começará a perder clientes para a protagonista e ficará prejudicada.
A princípio, Ana se lembrará da caixinha que Ludovico deixou antes de morrer. Ao abri-la, encontrará receitas mágicas que jamais foram produzidas. Mesmo sem experiência, ela vai se virar nos 30. Por outro lado, a mãe de Tonico (Guilherme Vieira) não terá sucesso na produção dos primeiros bolos e tudo se estragará, mas, com muita insistência, ela obterá êxito. Em capítulos seguintes, ela vai para as ruas de Ventura e passará a vender os bombons para o público.
“Bombons, os mais deliciosos bombons! Venham!”, dirá Ana Francisca. “Os nossos bombons são feitos com amor!”, declarará a jovem ao vender na rua depois de perder a fábrica de chocolates. Aos poucos, os bombons de Ana virarão assunto na cidade, pois quem experimentou, relatou sensações extraordinárias de fogo ardente e desejos profundos de intimidade.
Jezebel, por sua vez, começará a ficar prejudicada e verá sua fábrica falir, pois perderá clientes para Ana Francisca. Por conta disso, a vigarista iniciará um plano para poder acabar com as vendas da personagem de Mariana Ximenes e voltar a lucrar com a sua fábrica. Será que ela vai conseguir?
A novela foi escrita por Walcyr Carrasco e protagonizada por Murilo Benício e Mariana Ximenes, que interpretaram, respectivamente, Danilo e Ana Francisca. A trama foi dirigida por Jorge Fernando e inspirada na obra A Viúva Alegre, de Franz Lehár. Além de Mariana Ximenes e Murilo Benício, o folhetim contou com Elizabeth Savalla, Priscila Fantin, Drica Moraes, Marcello Novaes, Caco Ciocler e Tarcísio Filho.