Em Chocolate com Pimenta, a relação de Ana Francisca (Mariana Ximenes) e Ludovico (Ary Fontoura) se torna um pouco estranha e complexa para o público e para os próprios personagens. Isso porque os dois desenvolvem uma forte relação de amizade, mas depois acabarão se casando, mesmo que se considerem apenas amigos.
Tudo começa quando Aninha é ridicularizada por toda a cidade, ao tomar um banho de tinta verde em pleno baile de formatura, em um plano armado por Olga (Priscila Fantin) e Barbara (Lília Cabral) para afastá-la de Danilo (Murilo Benício). A mocinha sai correndo do local e se encontra com Ludovico, que decide levá-la para casa no seu carro.
No caminho, no entanto, a protagonista se dá conta da condição que ele está. “E você, meninão? O que está fazendo neste carro? Como pode estar num carro tão caro?”, questiona. Sem alternativa, o ricaço se vê obrigado a contar toda a verdade para ela: “Eu tenho que lhe confessar: eu menti para você. Eu não sou aquele simples operário da fábrica. Eu sou Ludovico, o dono da fábrica”.
Ana Francisca, no entanto, não reage bem a revelação e sai do carro correndo, acusando o veterano de também ter feito piada com ela. Ludovico consegue acalmá-la e explicará por que teve de esconder dela a sua verdadeira identidade.
Ana aceita proposta para se casar com Ludovico, mas impõe condição
Ludovico consegue acalmar Aninha, explicando que escondeu ser o dono da fábrica pela forma sincera como a protagonista o tratou. Ela, então, se lamenta com o veterano por ter terminado o seu relacionamento com Danilo e que agora terá de cuidar do seu filho sozinha. Ele toma um susto ao saber que a jovem está grávida, mas faz uma proposta inesperada.
Confie em mim, eu vou dar meu nome para o seu filho. Quero que se case comigo”, dirá. Ana fica em choque com a proposta e deixa claro que é apenas uma amiga de Ludovico, e que não haveria nenhum tipo de relação mais íntima entre eles. O veterano, no entanto, explica que quer apenas ajudá-la: “Não me leva a mal, Aninha, mas também me considero somente um grande amigo seu. Se me casar com você, juro que nunca eu vou tocar um dedo em você. Agora vamos falar com a sua família”.
Veja também: Invejosa, Graça passa a perna em Celina e rouba o namorado da irmã
Mais tarde, no sítio da família de Ana Francisca, Ludovico faz um discurso emocionado, explicando quais são suas intenções propondo esse casamento. “O importante é vocês saberem que a minha saúde é muito delicada. E antes deixar esse mundo, eu gostaria de tornar feliz aquela que sempre se aproximou de mim sem nenhum interesse, que tocou meu coração com tanta ternura, que sempre gostou de mim de verdade”, dirá o empresário. A protagonista, então, finalmente aceitará a proposta: “Eu aceito o seu nome, eu me caso com você”.