Marcada por um desfecho trágico, Alma Gêmea tem outros dois finais alternativos com novos rumos para Serena (Priscila Fantin) e Rafael (Eduardo Moscovis). Em um deles, inclusive, o casal sobrevive às maldades de Cristina (Flávia Alessandra).
Na época em que a novela foi exibida originalmente, em 2005, o autor Walcyr Carrasco criou três desfechos para manter o mistério sobre o destino dos protagonistas da trama até o fim. Um deles é o final que foi ao ar, em que Serena e Rafael morrem juntos.
Repetindo o que Luna (Liliana Castro) fez no passado, Rafael se joga na frente de Serena e leva um tiro quando Cristina atira para matar a rival. Na sequência, a indígena morre de um ataque do coração, cumprindo sua missão.
Assim, o casal fica junto pela eternidade e aparece até em outras reencarnações. Já a vilã é engolida por forças do mal em um espelho na mansão de Rafael ao tentar roubar as joias que eram de Luna.
Final alternativo de Alma Gêmea
Além desse desfecho oficial, que vai ao ar no último capítulo de Alma Gêmea no Vale a Pena Ver de Novo, nesta sexta-feira (06), existem outros dois finais que Walcyr Carrasco chegou a escrever, mas que não chegaram a ser gravados.
Um dos desfechos teria Rafael e Serena tendo um final feliz juntos depois da morte de Cristina. Enlouquecida, a vilã provocaria um novo incêndio no ateliê de Luna e morreria queimada. Anos depois, o casal apareceria mais velho, já comemorando o sucesso de Terê (David Lucas) como escritor.
Acontecimentos como a passagem de tempo e Terê surgindo como um escritor de sucesso se concretizaram no fim da trama, em 2005, mas nesse caso foi depois da morte de Rafael e Serena.
O outro final da novela é com Cristina atirando contra Rafael. Nesse desfecho, a vilã diz que prefere o botânico morto a ter que vê-lo feliz com outra mulher. No entanto, Serena entra na frente do amado e morre no lugar dele, assim como Luna fez no passado.
Assim, Rafael passaria novamente pelo drama de perder seu grande amor, dessa vez até seus últimos dias. Depois de um salto no tempo, ele apareceria velho e morreria. Luna e Serena receberiam a alma de dele, que se encontraria com as duas no além.
Autor escreveu três desfechos
Em 2005, quando a novela estava na reta final, Walcyr Carrasco fez mistério ao comentar sobre o fim da trama e afirmou que havia escrito até três desfechos. “Há dois finais previstos, talvez três. Mas é segredo”, disse em entrevista ao jornal O Globo.
De acordo com a reportagem da época, o novelista e o diretor Jorge Fernando (1955-2019) só bateram o martelo sobre o final de Alma Gêmea na última hora.
A reprise que chega ao fim nesta sexta-feira é a segunda no Vale a Pena Ver de Novo — a primeira foi em 2009. O folhetim também ganhou uma reexibição no Viva, em 2022.