Em Alma Gêmea, Débora (Ana Lúcia Torre) provará do próprio veneno ao tentar matar Rafael (Eduardo Moscovis). Nos próximos capítulos, ela conseguirá uma poção com a feiticeira e a colocará no suco do botânico. No entanto, por engano, Débora acabará bebendo o líquido envenenado. Rapidamente, ela ficará sem ar e morrerá.
Inicialmente, o espírito de Débora sairá de seu corpo e não perceberá imediatamente o que aconteceu. Quando finalmente se der conta, entrará em desespero. Nesse momento, o espírito será levado para o umbral, um lugar de sombras, segundo o espiritismo.
Débora se negará a entrar no lugar: “Onde eu fui parar? Quero sair daqui, a Cristina precisa de mim. Eu quero sair”, insistirá. Mas a personagem morta será arrastada de vez para dentro do local. Enquanto isso, no mundo atual, Cristina (Flávia Alessandra) ficará arrasada e cairá no choro.
O velório de Débora
O corpo de Débora será velado no dia seguinte, e muitos amigos moradores da cidade estarão presentes, o que deixará Cristina furiosa, já que ninguém gostava de sua mãe. “O que estão fazendo aqui, seus hipócritas?! E que lágrimas são essas? Pura falsidade. Fora daqui! Saiam todos!”, berrará a vilã.
Adelaide (Walderez de Barros) pedirá, aos prantos, para que Cristina a deixe ficar no velório, já que Débora é sua filha. A loira, contudo, não lhe dará ouvidos. “Filha que a senhora deserdou. E a mim também, que sou a sua neta”, recordará. “Eu fiz isso com o coração doendo e você sabe que eu tinha os meus motivos”, argumentará a idosa.
“A senhora disse que mamãe não era mais a sua filha e que eu não era sua neta. Então vá!”, mandará a vilã, que, em seguida, ficará chorando sozinha sobre o caixão de sua mãe. “o que farei sem a senhora?“, concluirá ela, arrasada.