Em Terra e Paixão, Aline (Barbara Reis) é vítima de mais uma armação de Antônio (Tony Ramos), juntamente com Agatha (Eliane Giardini), que consegue colocar a mocinha na cadeia. Porém, após uma audiência de custódia emocionante, ela consegue fazer justiça e ficar livre.
O promotor tem convicção de que a professora foi a responsável por atirar no fazendeiro e foi até a fazenda dos La Selva com a intenção de matá-lo. E quando o juiz está prestes a dar o seu veredicto, Aline tomará uma atitude inesperada.
A mulher irá se levantar e surpreenderá o juiz ao fazer uma pergunta: “Desculpe, senhor juiz, mas eu queria fazer uma pergunta: o senhor tem filhos?”. Surpreso, o juiz conta que tem filhos e netos. “Então será que o senhor poderia ouvir o que uma mãe que está sendo acusada injustamente tem a dizer?”, prosseguirá ela.
O juiz aceita o seu pedido e Aline, então, dá início ao seu discurso, afirmando que apenas tentou fazer de tudo para proteger o seu filho. “Quando eu fui até a mansão o meu desejo era só um: abraçar e proteger o meu filho de toda a dor que esse homem já causou”, afirmará ela.
Aline consegue deixar a cadeia
Aline conta que todos na cidade têm medo de Antônio e dos seus capangas, lembrando as ameaças de morte que já sofreu dele e até o assassinato do seu marido, que até hoje não foi solucionado. A mocinha chega a emocionar todos os presentes com o seu discurso, e ao final dele, o juiz concede o alvará de soltura, alegando que ela está grávida e tem um filho menor para cuidar.
Veja também: resumo dos próximos capítulos de Terra e Paixão
Chegando em casa, Aline celebra a sua soltura junto com a família. “Pessoal! Cheguei! Estou livre”, comemorará ela. “Pelo menos agora eu espero que meu pai fiquei um tempo quieto, sem aprontar nada”, comentará Caio. “Mas agora é hora de comemorar e agradecer pela vida nova que vai chegar”, destacará Aline.