Em Terra e Paixão, Aline (Barbara Reis) vai ter uma vitória significativa na batalha contra Antônio (Tony Ramos) após ter sido vítima de um golpe. A Justiça emite uma liminar a pedido do advogado de Aline, determinando que Antônio interrompa a prospecção mineral em suas terras. Essa decisão representa o primeiro round ganho por Aline na disputa.
No entanto, Antônio reage com fúria à ordem judicial, rasgando o documento e desafia a lei. Esse ato de desobediência acaba resultando na prisão do fazendeiro, um desfecho que satisfaz Aline, a protagonista da trama. Ela vê a prisão de Antônio como uma oportunidade de humilhá-lo ainda mais.
Um oficial entrega a documentação para Vinícius (Paulo Rocha), impedindo-o de continuar suas atividades nas terras que foram ilegalmente tomadas de Aline por Irene (Gloria Pires). Antônio, confiante e arrogante, declara que não pretende parar suas atividades em sua nova propriedade e desafia as autoridades.
Aline humilha Antônio
Ele menospreza o oficial e ordena que seu capanga o retire à força. No entanto, o oficial não se intimida e registra um boletim de ocorrência contra Antônio. Marino (Leandro Lima) é encarregado de dar voz de prisão ao poderoso fazendeiro. Antônio tenta argumentar, negando qualquer envolvimento nos crimes, mas é obrigado a se render à prisão.
Veja também: resumo dos próximos capítulos de Terra e Paixão
Ao saber da prisão de seu inimigo, Aline decide visitá-lo na delegacia para humilhá-lo ainda mais. “Você e a sua mulher são gente muito baixa, ‘doutor’ Antônio, vocês não passam de dois vigaristas! Dois ladrões! O senhor sempre foi capaz de tudo, até de roubar e matar, pra botar a mão no que não lhe pertence! Mas aquelas terras são minhas por direito, e eu vou lutar na Justiça e vou pegar tudo de volta, está me ouvindo?! Eu vou pegar de volta o chão que me pertence!”, vai disparar a mocinha.
Vale ressaltar que Terra e Paixão é escrita por Walcyr Carrasco e tem direção artística de Luiz Henrique Rios. O elenco conta com nomes como os de Barbara Reis, Tony Ramos, Glória Pires, Cauã Reymond, Johnny Massaro, Suzana Vieira, Paulo Lessa, Agatha Moreira, Débora Falabella, Rainer Cadete, Tatá Werneck, entre outros.