A afasia ganhou destaque no mundo inteiro após o anúncio de aposentadoria de Bruce Willis. O ator foi diagnosticado com a doença, que acomete o lado esquerdo do cérebro e afeta as capacidades psicomotoras do paciente.
Veja também – Segredo da Globo fez com que atriz desistisse de carreira: “Me tirou o prazer de atuar”
Entretanto, para trazer um pouco a esta nossa realidade das novelas, devemos lembrar que um ator conhecido da Globo nos anos 90 enfrenta o mesmo problema. Flávio Silvino, eternizado pelo personagem Matosão em Vamp (1992), também lida com a questão.
Diferentemente do astro de Hollywood, o diagnóstico de afasia de Silvino aconteceu depois do acidente de carro sofrido em 2 de novembro de 1993. Enquanto voltava de Cabo Frio, município do Rio de Janeiro, ele colidiu contra um carro-forte.
O ator ainda participou de Deus Nos Acuda (1992) antes da situação que o deixou em coma por três meses e meio. Hoje em dia, Flávio Silvino é protegido pela família, que não quer colocá-lo para dar entrevistas.
Veja também – Depressão e problemas financeiros: Saiba por que Joana Fomm sumiu das novelas
Boa parte desta atitude dos parentes dele se dá porque, apesar de ser acometido pela doença, o paciente com afasia consegue interagir. Porém, diante das lesões, se enfrenta dificuldades tanto na fala, quanto na interpretação.
Em recente depoimento ao jornal carioca Extra, a mãe do ator, Diva Plácido, explicou a decisão de afastá-lo da imprensa: “Ele tem o tempo dele, os horários dele. Não quero que ele fique mal depois”.
Veja também – Saúde frágil: Entenda o que fez Francisco Cuoco deixar as novelas
Segundo ela, o eterno Matosão nunca perdeu as esperanças de viver. “Ele tem que ter o apoio do andador, mas, normalmente, ele fica na cadeira de rodas, porque não tem equilíbrio”, afirmou Diva. Na próxima quinta-feira, 07 de abril, ele completa 51 anos de idade cheio de saúde e disposição.