Considerada uma das poucas a conseguir bater a Globo, Pantanal é até hoje lembrada. Tanto é que ganhará um remake, a ser exibido na própria emissora carioca em breve, substituindo a atual novela das nove.
Veja também – Em 1999, Ratinho virou dor de cabeça para a Globo e deixou diretor de novela surtado
Porém, a tradicional e primeira versão do folhetim exibido pela extinta TV Manchete tem alguns nomes que não estão mais entre nós. Separamos alguns destes. Veja:
Alexandre Lippiani
Conhecido ator das novelas da Manchete, Alexandre Lippiani também esteve em Pantanal. Na novela, vivia o irmão de Juma Marruá na primeira fase, o Raimundo. Um acidente de carro tirou a vida do ator precocemente aos 32 anos em maio de 1997.
Veja também – Conheça o caso do ator famoso que perdeu tudo e virou morador de rua após sofrer injustiça
Oswaldo Loureiro
Galã dos teatros nos anos 60 e 70, Oswaldo Loureiro teve em meio a sua carreira de sucesso a proeza de poder estar em Pantanal. Na novela, viveu o Chico Taxista. Seu falecimento aconteceu em 2018, por conta de complicações do Alzheimer.
Veja também – Morte de autor com novela ainda no ar causou desespero e correria na Globo; saiba qual!
Valter Santos
Um ataque fulminante deu fim a vida de um ator que ficou marcado por ser um dos pistoleiros de Pantanal na primeira fase. Valter Santos, com 59 anos, faleceu em dezembro de 2013. Seu trabalho de maior sucesso foi a dublagem do cavaleiro Camus de Aquário no desenho Os Cavaleiros do Zodíaco.
Veja também – Eternizada pelo Sítio do Picapau Amarelo, atriz que fez a Dona Benta morreu de forma comovente
Kito Junqueira
Outro pistoleiro da primeira fase de Pantanal, Kito Junqueira é muito lembrado por ter vivido o Olavo em Por Amor (1997). Após sofrer um infarto fulminante durante a madrugada de 23 de agosto de 2019, ele veio a óbito.
Veja também – Debilitado e andando de muletas: Saiba por que Francisco Cuoco sumiu das novelas
Cláudio Marzo
Rosto marcante de Pantanal por ser o Velho do Rio, Cláudio Marzo é mais um que não está entre nós. O agravamento de uma pneumonia o levou a encerrar sua jornada no ano de 2015, quando ele tinha 74 anos.
Veja também – Novela da Globo teve despacho de macumba em pleno horário nobre e causou revolta no público
Rômulo Arantes
Pai do conhecido ator Rômulo Neto, Rômulo Arantes viajava em um avião modelo ultraleve em 2000, quando a aeronave perdeu o controle e acabou vitimando o ator que fez o Levi em Pantanal. Curiosamente, além da carreira artística, ele ficou conhecido por ser nadador recordista de medalhas entre as décadas de 70 e 80.
Veja também – Fenômeno da década de 90, novela das sete é até hoje proibida de ter reprise na Globo e segredo vem à tona
Sérgio Britto
Quem se lembra de Antero Novaes em Pantanal saberá muito bem deste rosto. Sérgio Britto é muito conhecido na história da TV em si, porque foi ele o primeiro diretor de uma novela feita pela Globo: Ilusões Perdidas. Britto morreu de insuficiência respiratória aos 88 anos em 2011.
Veja também – Carinha de Anjo já foi acusada de incentivar crianças a cometerem suicídio; entenda mais sobre a polêmica
João Alberto Pinheiro
Cerca de dois anos após o fim de Pantanal onde interpretou um peão gay, as complicações de saúde do ator João Alberto Pinheiro foram se intensificando. Ele era portador do vírus HIV, causador da AIDS, e acabou não resistindo ao câncer no fígado, pneumonia e meningite.
Veja também – Fim lamentável: Grande nome das novelas brasileiras, ator de Páginas da Vida morreu após cometer suicídio