Petra (Debora Ozório) voltará completamente no tempo ao reencontrar o irmão de Irene (Glória Pires), o responsável por abusar sexualmente dela na infância e provocar um grande trauma em sua vida, nos próximos capítulos de Terra e Paixão. Na ocasião, Dirceu, personagem que será vivido por Eriberto Leão, retornará à fictícia Nova Primavera com o objetivo de causar pânico na sobrinha, bem como deixá-la de orelha em pé quanto a um possível interesse que ele terá em uma criança na trama de Walcyr Carrasco.
Após reconhecê-lo pelo crime cometido, a ex de Luigi (Rainer Cadete) disfarçará o incômodo e ainda fará questão de conversar sobre o assunto com Marta (Kika Kalache), sua terapeuta, e o falso italiano. Depois, a morena ficará espantada ao notar que o crápula se mostrará interessado em Rosa (Maria Carolina Basilio), de 10 anos, a filha única de Ademir (Charles Fricks) e Flor (Leticia Laranja).
Diante disso, a filha de Irene (Glória Pires) fará de tudo para impedir o canalha de se aproximar da inocente, a ponto até mesmo de gritar e avisá-lo que ele está terminantemente proibido de chegar perto dela. No mais, Petra também passará a seguir os passos do parente na tentativa de se certificar que ele não fará mal algum a sua prima.
Só para se ter uma ideia, ela avistará Dirceu, em um certo dia, conduzindo a garota para um passeio e, sem pensar duas vezes, armará o maior escândalo. Rosa, por sua vez, alegará que a matriarca se encontra próximo e que se deparou com o abusador por acaso na rua. Em seguida, a irmã de Caio (Cauã Reymond) levará a menina dali e comunicará a Flor para que ela não deixe a filha dela perto de Dirceu.