O arrependimento deve bater em Damião (David Zepeda) mais uma vez. Ele tomou a errônea decisão por impulso de pedir Florência (Altaír Jarabo) em casamento, como forma de tirar Elisa (Angelique Boyer) de seu coração, uma vez que ele acredita ser irmão dela. No entanto, uma visita do Padre Lupe (René Casados) deve esclarecer que tudo não se passou de um engano.
Veja também – Resumo Abismo de Paixão: capítulos da novela de 18/01 a 16/02/2024
Na processadora Arango, Lupe entrará na sala de Damião e dirá que precisa ter uma conversa com o sobrinho. “Meu filho, eu tenho certeza que você não está apaixonado pela Florência. Você tem que entrar todo o seu amor para a Elisa e tirar ela daquela casa. Não é saudável ela viver com a irmã da mãe dela, aquela mulher é terrível”, argumentará o padre.
Crente de que Elisa é sua irmã, Damião responderá: “Como pode dizer isso pra mim, se sabe que eu e a…”. “Isso não é verdade. Vocês dois não são irmãos”, interromperá Lupe, desmentindo a história de que Elisa e Damião eram irmãos. “Isso foi mais uma das mentiras da Carmen”, completará o padre.
Carmen mata Augusto
Carmen encontrará Augusto na cama, de costas, para poder se despedir. Quando ele se virar, dará uma bofetada no rosto de Carmen, que questionará: “O que foi? Por que você me bateu?“. “Você ainda me pergunta? […] Agora sei a verdade“, dirá ele antes de agarrá-la pelos cabelos. “Agora sei quem era a amante de Rogério Arango“, revelará o pai de Elisa.
A partir de então, Augusto iniciará uma série de espancamentos contra Carmen. Ela será atirada em móveis, terá seus cabelos puxados e sofrerá uma tentativa de estrangulamento. Augusto cogitará que a traidora pague um preço pelo que fez: “Você vai sair dessa casa como chegou aqui: sem nada! Vou contar para todo mundo que você era a verdadeira amante de Rogério Arango“.
Carmen pedirá perdão de joelhos para Augusto: “Me perdoa, por favor! Eu tô pedindo, tenha piedade!“. Quando for atirada ao chão por mais uma vez, Carmen conseguirá pegar a espingarda de Augusto e determinará que ele não se aproxime. O pai de Elisa vai ignorar a ordem e Carmen dará um tiro fatal nele. Horácio (Armando Araiza) ajudará Carmen a desovar o corpo.
Veja também – Abismo de Paixão: Ingrid vai ao necrotério para fazer o reconhecimento do corpo de Kênia
A trama, produzida pela Televisa em 2012, é protagonizada por Angelique Boyer e David Zepeda e antagonizada por Blanca Guerra, Sabine Moussier, Salvador Zerboni, Altaír Jarabo, Sergio Mayer e Issabela Camil.