Na reta final de Terra e Paixão, a vida de Irene (Gloria Pires) vai desmoronar de vez. Sua participação nas mortes de Daniel (Johnny Massaro) e Agatha (Eliane Giardini) será finalmente revelada, levando Antônio (Tony Ramos) a se voltar de vez contra a esposa e a expulsá-la de casa. Abandonada, a protagonista reacende o seu interesse por Vinícius (Paulo Rocha), mas descobre que o geólogo está envolvido com Iraê (Suyane Moreira).
Desesperada e determinada a recuperar Vinícius, Irene decide espionar o novo casal. A vilã adota disfarces, como perucas e roupas vulgares, instalando-se em um hotel barato para evitar ser capturada, coincidindo com o depoimento de Vinícius no julgamento dos La Selva contra Aline (Barbara Reis). A mocinha sairá vitoriosa justamente graças ao testemunho do geólogo, assegurando sua propriedade.
Com a decisão de se casar com Iraê e viver na aldeia indígena, Vinícius não imagina que Irene está observando cada passo seu. Em suas tentativas de seduzir o ex-amante, ela enfrentará a resistência dele e a intuição de Jurecê (Daniel Munduruku), que pressente que o casal está sendo perseguido por uma “sombra” que pode colocá-los em perigo.
Irene fica confiante em fugir com Vinícius
Irene fica confiante de que pode separar Vinícius de Iraê ao lembrar do golpe que ele havia dado junto com ela contra Aline, o que pode fazer com que o geólogo tenha que responder por isso na justiça, e assim, ela planeja arrastá-lo para longe, contando que o homem está disposto a fugir da prisão.
Veja também: resumo dos próximos capítulos de Terra e Paixão
Vale ressaltar que Terra e Paixão é escrita por Walcyr Carrasco e tem direção artística de Luiz Henrique Rios. O elenco conta com nomes como os de Barbara Reis, Tony Ramos, Glória Pires, Cauã Reymond, Johnny Massaro, Suzana Vieira, Paulo Lessa, Agatha Moreira, Débora Falabella, Rainer Cadete, Tatá Werneck, entre outros.