A novela A Força do Querer foi a escolhida pela Globo para substituir Fina Estampa no horário das 21h depois que o canal não conseguiu a tempo voltar com novelas inéditas por causa da pandemia. Pelo fato de a trama ter sido exibida há apenas três anos, a escolha foi bastante criticada e o público não parece ter gostado.
Isso porque a audiência registrada está bastante aquém do esperado, principalmente em relação à antecessora. A novela até bateu recorde semanal de audiência, mas até mesmo esse recorde, encaminhando para a reta final da trama, é menor que a média geral registrada pela trama de Aguinaldo Silva anteriormente.
Veja também – Haja Coração: Giovanni tenta reconquistar Camila, mas leva fora daqueles
Na última semana, A Força do Querer registrou média de 31,8 pontos. Para se ter uma ideia, a média geral registrada por Fina Estampa durante toda a sua exibição na reprise foi de 33,6. Já o recorde geral da novela de Gloria Perez até aqui foi de 28,8, abaixo do esperado pelos diretores da Globo para o horário.
Confira abaixo o comparativo de audiência das novelas das 21h até a semana 20
Em Família 29.2
Império 31.2
Babilônia 24.9
A Regra do Jogo 26.4
Velho Chico 28.1
A Lei do Amor 26.3
A Força do Querer 33.7
O Outro Lado do Paraíso 36.8
Segundo Sol 32.5
O Sétimo Guardião 28.4
A Dona do Pedaço 34.9
A Lei do Amor 30.5
Fina Estampa – R 33.4
A Força do Querer – R 28.8
Vale lembrar que, em um ano totalmente atípico e inesperado por todos, 2020 ficará marcado na história da Globo pelas reprises de novelas nas faixas das 18h, 19h e 21h e até em Malhação, tudo por conta da paralisação das gravações de tramas inéditas devido a pandemia do novo Coronavírus em todo o mundo.
Isso, no entanto, acabou afetando a audiência da emissora carioca, que viu os números dos capítulos não ultrapassando a casa dos 40 pontos na Grande São Paulo, fato este que está ocorrendo pela primeira vez no século XXI.