Um dos temas abordados pela novela A Força do Querer, que reestreou na noite desta segunda-feira na Globo, é o da transsexualidade. Ele é debatido através da personagem Ivana (Carol Duarte), que já no primeiro capítulo se mostrou incomodada com o estilo “mocinha” que sua mãe, Joyce (Maria Fernanda Cândido), projetou para ela desde a infância. A jovem rejeitou o vestido que a mulher preparou para que ela aparecesse no noivado de seu irmão, Ruy (Fiuk).
No próximo capítulo do folhetim, Ivana dará um enorme passo na realização de um dos seus maiores sonhos: ser uma jogadora de vôlei profissional. Ela chegará em casa revelando à família que entrou para um time juvenil do esporte, mas terá essa novidade completamente ignorada pela mãe, ficando decepcionada.
Ivana desabafará com Zu (Claudia Mello). “Ela não vibra com nada que eu conquisto, Zu. Você viu? Todo mundo sabe que o sonho da minha vida é ser profissional de vôlei, entrar pra superliga, acabar na seleção brasileira! Eu consigo dar o primeiro passo pra chegar lá, venho compartilhar com ela e ela ignora?”, perguntará.
Veja também – A Força do Querer: Bibi e Rubinho recebem carta de despejo
A jovem terá um álbum de fotos antigo em mãos e mostrará as roupas que era obrigada a usar quando era criança, se dando conta de que sua mãe sempre projetou algo que ela não queria. “Isso é jeito de vestir um bebê? Olha o salto alto! E se eu levantasse? Se me esborrachasse no chão tentando andar com isso?”, questionará.
Ivana dirá que nunca se sentiu confortável com o estilo de vida projetado pela mãe para ela e a funcionária dirá que a patroa sempre se incomodou com o jeito da filha. “Você era moleca demais. Dona Joyce ficava pra morrer”, comentará. “Minha mãe não queria uma filha não, Zu: queria uma boneca”, dirá Ivana.
A Força do Querer – Resumo dos próximos capítulos