A Globo tomou uma decisão radical por causa do Coronavírus e decidiu reprisar novelas relativamente recentes enquanto preservava seus atores, suspendendo as gravações das tramas inéditas. No horário das 21h, a emissora começou com Fina Estampa e depois decidiu reprisar A Força do Querer, de 2017.
Acontece que a trama de Gloria Perez não conseguiu manter os bons índices da de Aguinaldo, que registrou audiência superior à antecessora inédita, Amor de Mãe. Das novelas já exibidas em 2020, o folhetim de 2017 é o menos assistido, com 29,2 de média nos 60 primeiros capítulos exibidos.
Veja também – Flor do Caribe: Alberto ordena assassinato de Dom Rafael a ex-aliado do traficante
Em seus 156 capítulos, Fina Estampa registrou média de 33,6, enquanto Amor de Mãe, que teve 76 capítulos exibidos em 2020, teve média de 31,7. A queda de A Força do Querer fez a anual da Globo cair para 32,2, sendo a menor desde 2016, quando a média anual da Globo foi de 29,3 pontos.
DEPOIS DE A FORÇA DO QUERER…
As gravações de uma das novelas mais marcantes da história chegaram ao fim, trata-se de “Amor de Mãe” exibida originalmente na faixa das 21h. O enredo não marcou a teledramaturgia por ser um sucesso de audiência, mas por ter uma difícil trajetória do inicial ao fim de sua exibição.
Logo nas primeiras semana a trama mostrou que não tinha a força de sua antecessora “A Dona do Pedaço”, considerada um fenômeno de audiência e faturamento. Após pouco mais de um mês, o canal realizou pequenas mudanças trama, porém o pior ainda estava por vir: a suspensão.
O canal retomou as gravações nos últimos meses mas teve que seguir todos os protocolos de saúde: máscaras, acrílico e muito álcool gel marcaram o fim dos trabalhos. Oficialmente as gravações terminaram no dia 14 de novembro mas o último capítulo será exibido apenas em 2 de Abril.