O autor da atual novela das 21h da Globo, A Dona do Pedaço, Walcyr Carrasco, é quem mais trabalha na Globo escrevendo esse tipo de trabalho. Sem um ano de descanso há bastante tempo, ele acredita que o gênero está e continuará em alta, mesmo com o crescente interesse dos brasileiros por outros gêneros, como séries.
Em entrevista ao site da revista VEJA, o autor minimizou o impacto do gênero que faz sucesso, principalmente, nos Estados Unidos. “Existe uma via de mão dupla entre os dois gêneros. Certas séries bebem das novelas extraindo delas o viés melodramático. As novelas, por sua vez, estão ganhando a agilidade das séries”, disse ele.
Walcyr Carrasco argumentou dizendo que os boatos de que o gênero telenovela chegaria ao fim não existe de hoje. “Há décadas que as pessoas dizem que a novela vai morrer. Enquanto isso, ela se populariza no mundo. Turquia, Filipinas, Portugal, todos estão produzindo e vendendo suas novelas por aí“, prosseguiu Walcyr.
Veja também – Público se aborrece com burrice de Maria da Paz em A Dona do Pedaço
Sobre A Dona do Pedaço, Walcyr contou que não tem toda a história já arquitetada. “Parece mentira, mas não planejo nada. Só sento e escrevo. Estou trinta capítulos à frente. Agora, eu me dedico a um por dia. Nunca sei ao certo o que vai sair dali. Acredito que as ideias ganham força quando o autor deixa espaço para a espontaneidade”, revelou.
Ele também contou como lida com as pesquisas de opinião. “Com ansiedade. Assisto à novela com o celular na mão, acompanhando o ibope minuto a minuto. Assim, tenho uma visão do que está funcionando ou não. Se um capítulo é bom, no dia seguinte a audiência dispara“, revelou o veterano.