Desde o início da novela das 21h da Globo, A Dona do Pedaço, o público foi apresentado a uma grande disputa entre famílias rivais, os Matheus e os Ramiro. Essa guerra teve uma trégua por um tempo com o noivado entre Amadeu (Marcos Palmeira) e Maria da Paz (Juliana Paes), mas voltou com tudo após o atentado ao noivo em pleno casamento, o que resultou até em chacina na família Matheus. Anos depois, a matriarca da família fez Rael (Rafael Queiroz), um dos últimos homens sobreviventes da família, prometer matar Maria, segundo ela a grande responsável por tudo ter acontecido.
Rael bem que tentou, mas foi impedido de matar a rival por Chiclete (Sérgio Guizé) e foi parar na cadeia. Seu defensor, Amadeu, ouvirá a justificativa do familiar para o ataque. “Eu era menino. Vi minha casa pegando fogo. Minha mãe, meu tio, seu irmão e o vô, tudo morto lá dentro. Eu cresci com isso na cabeça. Que ia vingar minha mãe, meu tio, o vô… A vó Nilda me mostrou o caminho. A tragédia aconteceu por culpa dela, da Maria da Paz, que se apaixonou por você, tio”, dirá ele.
Será ele que conseguirá finalmente (ou não) acabar com a guerra de décadas ao prometer tirar o rapaz da prisão com uma condição. “Só faço isso se me der sua palavra de homem que não vai nunca mais… nunca mais, entendeu? Continuar com essa história de vingança. Que não vai mais tentar nada contra a Maria da Paz”, disparará ele. Rael fará que não pode desfazer a promessa que fez a Nilda (Jussara Freire), e Amadeu logo tratará de desfazer esse trato.
Veja também – Verão 90: João é inocentado e aumenta festa em jogo do Brasil
Ele ligará para a mãe a fazendo retirar a ordem de assassinato contra Maria. “Eu sou o homem mais velho da família agora. Eu é que mando. A minha ordem é que a guerra acabou. Sem mais tiros. Sem mais mortes. Sem violência. Mãe, ou aceita o que estou dizendo, ou eu não faço mais nada pelo Rael“, ameaçará o advogado, que finalmente convencerá a mulher. “Não… eu não quero meu neto na cadeia. Eu faço como você disse. A guerra acabou”, dirá ela.
Na prisão, o mocinho dirá a Rael que a mãe finalmente desistiu da vingança. “Agora você também tem que se comprometer comigo. Nunca mais vai tentar nada contra a Maria da Paz. É um pacto entre nós”, pedirá ele. Amadeu estenderá a mão para o sobrinho, que hesitará de início, mas depois aceitará o trato, louco para sair da prisão. “Aceito. Mas me tira daqui. Não suporto ficar preso“, dirá ele.
A Dona do Pedaço: Resumo dos próximos capítulos