Em Chocolate com Pimenta, Ana Francisca (Mariana Ximenes) vai ter uma despedida dolorosa de Ludovico (Ary Fontoura), que se tornou o melhor amigo da protagonista e que lhe ajudará a mudar de vida.
A mocinha será humilhada em pleno baile de formatura, ao levar um banho de tinta verde. Ela sairá correndo do local e se encontrará com Ludovico, que decide levá-la para casa no seu carro.
No caminho, no entanto, a protagonista se dá conta da condição que ele está. “E você, meninão? O que está fazendo neste carro? Como pode estar num carro tão caro?”, questiona. Sem alternativa, o ricaço se vê obrigado a contar toda a verdade para ela: “Eu tenho que lhe confessar: eu menti para você. Eu não sou aquele simples operário da fábrica. Eu sou Ludovico, o dono da fábrica”.
Ana Francisca, no entanto, não reage bem a revelação e sai do carro correndo, acusando o veterano de também ter feito piada com ela. Ludovico consegue acalmá-la e lhe faz uma proposta inesperada, para se casar com ela e assumir o filho que ela está esperando. Ana acaba aceitando, e assim, os dois vão viver juntos em Buenos Aires, na Argentina, onde a mocinha tem aulas de etiqueta e se torna uma mulher fina.
Ludovico faz último pedido a Ana Francisca
O tempo passará e chegará o dia em que Ludovico estará à beira da morte, ao ter fortes dores no coração durante um passeio pela capital argentina. Acamado, o veterano acredita que está prestes a partir e entregará uma caixa misteriosa para Ana, pedindo para que ela não abra tão cedo. A loira, então, quer saber o que tem dentro dela.
“No devido momento você saberá. O importante é que você saiba que eu deixarei tudo para você. Essa casa, a casa em Ventura onde minha irmã mora, a fábrica, meu dinheiro. Já deixei no testamento. O mundo dá muitas voltas, se por infelicidade você ficar sem dinheiro, perder tudo, então abra essa caixa. Caso contrário, entregue para o seu filho. Promete?”, dirá Ludovico, tendo a promessa da mocinha.
Veja também – Jezebel descobre que Ana será sua patroa na fábrica, perde direitos sobre herança e se revela para Ludovico: “não se enxerga?”
Por fim, o dono da fábrica de Chocolate pedirá algo surpreendente à mulher: “Prometa que depois que eu morrer, você vai se casar novamente. Vai arrumar um marido. Eu sempre fui um amigo, mas só amigo. Eu quero que você se case novamente, que arranje um marido que ame você, por quem você se apaixone também. Você tem todo o direito de ser feliz. Tem que começar a viver a sua vida agora”.
Ana Francisca ficará hesitante, acreditando que não será capaz de amar novamente, mas Ludovico insiste até que ela se compromete que tentará ser feliz novamente. Por fim, o veterano ganha um beijo na testa da protagonista e acaba falecendo.