Quem acompanha o mundo da TV sabe que o SBT é conhecido por decisões aleatórias, ou até mesmo imprevisíveis em relação a sua grade de programação. Os críticos de TV atribuem a famosa “grade voadora” ao dono do canal, que supostamente faz ligações em que retira programas quando bem quer ou acha necessário.
Aliás, muitas vezes, estas decisões ocorrem sem um fundamento plausível, mas o que importa é que surpreende. Por isto, conheça as suspensões de novelas mais bruscas que já aconteceram no canal do Silvio Santos. Não deixe de comentar e deixar sua opinião.
Destilando Amor (2007)
Era 26 de março de 2007, quando o SBT tomou uma decisão a qual muito provavelmente deve se arrepender. O canal entendeu que a novela Destilando Amor deveria assumir as tardes da emissora e que seria um sucesso. Escrita por Fernando Gaitán, o autor do fenômeno Betty, A Feia, Destilando Amor tinha de tudo para segurar os índices de audiência. Entretanto, foi um verdadeiro desastre. Tanto é que, em menos de 1 mês, a novela foi simplesmente cancelada, sem qualquer aviso prévio aos poucos telespectadores que ainda acompanhavam a trama.
Marimar (1998)
Na primeira reprise de Marimar, quem é antigo no consumo de novelas do SBT deve se lembrar que a trama foi simplesmente retirada do ar. Cerca de 15 dias depois da exibição, foi decidido que Marimar não teria mais sua reapresentação continuada, e isto certamente causou uma frustação nos telespectadores. A interrupção aconteceu porque, naquele período, o SBT detinha os direitos de exibição da Copa do Mundo, e achou por bem dar prioridade aos jogos, uma vez que a reprise não estava dando tanta audiência quanto esperado.
As Pupilas do Senhor Reitor (2006)
Batendo o recorde de apenas quatro dias de exibição (acredite, quatro dias), As Pupilas do Senhor Reitor foi retirada do ar. Porém, ao invés de dar alguma justificativa plausível e mais próxima a realidade, o SBT argumentou que a reprise foi interrompida devido a “problemas autorais”. Mas, o fato é que a reprise frustrou as expectativas e estava fracassando em audiência.
Carrossel (2013)
Nesse caso, ponto para o SBT! A sinceridade até foi demais, porque houve justificativa para esta interrupção. A novela Carrossel tinha encerrado sua exibição original recentemente e, diante da grande audiência, esperava-se que abrindo uma faixa de reprises com Carrossel no horário da tarde, o sucesso se repetiria. Só que não foi bem assim e, abusando da sinceridade, a novela foi retirada do ar sob um comunicado exibido com uma tela azul e letreiros brancos, em que se atribuía esta interrupção à incapacidade da reprise corresponder aos resultados esperados.