A volta por cima dada por Catarina (Bruna Marquezine) em Deus Salve o Rei não durará por muito tempo. De acordo com o site Notícias da TV, já casado com a megera, Afonso (Romulo Estrela) descobrirá que ela foi a responsável por ordenar a explosão da mina de Montemor.
Tudo começará quando o rei descobrir no local da explosão um pó preto, o que classificará como uma substância explosiva ainda não muito conhecida. Ele mandará seus homens em busca de todos os alquimistas do reino para descobrir a origem do tal pó.
Catarina, no entanto, descobrirá o mandado de Afonso e agirá, ordenando a morte do alquimista que havia contratado para fabricar o pó. Quando Tiago (Vinícius Redd) chegar na casa do homem, ele já estará morto. Ele, no entanto, encontrará o bracelete de Catarina utilizado como pagamento.
No castelo, o rei discutirá sobre a procedência da joia. “Vê esses desenhos bem trabalhados e as joias cravejadas? Provavelmente pertencia a uma princesa. Ou uma rainha“, dirá Gregório (Danton Mello). “Para mim, Otávio [Alexandre Borges] é o único com razões para explodir a mina”, acusará o rei.
+Confira a primeira foto da família que será congelada em O Tempo Não Para
Gregório dirá que não acredita que Otávio foi o responsável, já que ele não ganhou nada com isso e ainda saiu prejudicado e sem se casar com Catarina. “Só uma pessoa, de fato, se beneficiou com essa explosão“, dirá o rapaz para o mocinho.
“Catarina! Eu tive que me casar com ela pra conseguir o empréstimo! É uma acusação muito grave”, constatará Afonso. “Uma acusação grave, mas lógica!”, responderá Gregório. Afonso confirmará que a joia é de Catarina com Diana e confrontará a rainha má.
“Você conhece este bracelete?”, perguntará ele. “Este bracelete… Ele me pertence. Eu o estava procurando há muito tempo“, mentirá Catarina.
“Ele foi encontrado na casa de um alquimista em Kalaba que fabrica pólvora. A mesma substância que explodiu nossa mina, matando dezenas de inocentes. Você pode explicar o que o seu bracelete estava fazendo com ele?”, questionará o rei.