Embora as novelas infantis exibidas atualmente pelo SBT já não façam o sucesso estrondoso de outrora – Chiquititas, por exemplo, raramente sai da casa dos 6 pontos -, os folhetins conseguiram atrair o público de outro veículo: os serviços de streaming. Especialmente a Netflix, onde estão algumas tramas do canal.
Duas das tramas mais recentes do canal, inclusive, estão frequentemente entre os produtos mais assistidos na plataforma de streaming de maior sucesso no mundo no top brasileiro, que seleciona os produtos mais assistidos em solos tupiniquins ou por assinantes que criaram uma conta usando a localização nacional.
Veja também – Jacques esgana Ariclenes após divulgação de vídeo com mendigos
Uma delas é a própria Chiquititas, que além de estar sendo reprisada na TV aberta está em sexto lugar nos conteúdos nacionais mais vistos pelos brasileiros na plataforma. As Aventuras de Poliana é outra produção que está no top10, alcançando a nona posição nesse ranking bastante almejado pelas produtoras.
REBELDE NO SBT?
O SBT sempre foi uma emissora cuja dramaturgia esteve associada ao público infanto-juvenil, e uma das tramas adolescentes que mais fizeram sucesso na história do canal foi Rebelde, folhetim mexicano inspirado na trama homônima argentina. A exibição fez bastante sucesso no Brasil e conquistou milhões de fãs pelo país.
O sucesso foi tanto que muitos dos antigos telespectadores a relembram com nostalgia até hoje e enchem as caixas de entrada do SBT com pedidos para uma reprise. De acordo com o jornalista Flávio Ricco, do portal R7, isso será impossível, pelo simples fato de que a emissora não tem mais os direitos da novela da Televisa.
Vale lembrar que no ano de 2013, atendendo a esses mesmos pedidos entusiasmados dos fãs de Rebelde, o SBT decidiu reprisar o folhetim, que exibiu originalmente em 2005, mas a audiência passou longe de corresponder, o que fez a emissora não se animar para pagar caro e manter os direitos de exibição da trama.