Lúcia (Elizabeth Álvarez) vai fazer uma terrível maldade em Coração Indomável. Isso porque megera mandará Euzébio, capataz da fazenda Narváez, queimar a cabana de Maricruz (Ana Brenda). Em conversa com o empregado, ela dará a ordem.
“Já sabe o que tem que fazer, Euzébio”, dirá Lúcia. “É claro, patroa. Mas e o avô e a muda?”, questionará o capataz. “Quando eles virem o que aconteceu vão sair apavorados”, responderá a víbora. “E se não saírem?”, indagará o pilantra. “Isso é problema deles! Eles não fazer falta nenhuma. Uma que não ouve e nem fala, e outro que está mais pra lá do que pra cá”, debochará a esposa de Miguel (René Strickler).
Mais tarde, Euzébio aproveitará a escuridão da noite para se esconder com um balde de gasolina na mão. Ele, então, despejará o liquido por volta da choupana e, em seguida, ascenderá um fósforo, que dará início a um terrível incêndio.
Mudinha (Gaby Mellado), nesse momento, perceberá o fogo tomando de conta das paredes da cabana e tentará levar Ramiro, mas o senhor lembrará de uma caixinha e voltará para pegá-la. “A caixinha dos meus tesouros, isso eu não posso deixar. São os documentos da minha filha e da Maricruz”, avisará ele. “Vou pegar a espingarda, a gente precisa se defender”, continuará o veterano, para o desespero da Mudinha.
Ramiro mandará Mudinha sair: “Vai você, querida, vai, eu te alcanço”, dirá ele. Ao perceber que Mudinha saiu, Euzébio correrá para travar a porta e trancar o avô de Maricruz. Ao tentar sair, o senhor notará que a porta está travada. “Socorro, me ajudem! Alguém me ajuda, pelo amor de Deus! Me ajudem”, gritará o veterano.
Aos poucos, o fogo vai tomando de conta da cabana e os vizinhos do povoado correrão com baldes de água, mas não conseguirão conter as chamas. Por fim, a cabana ficará totalmente queimada. Mudinha, claro, ficará aterrorizada vendo toda a situação. Já Maricruz, que estará na cadeia por um crime injusto, acordará atordoada tendo um pressentimento ruim.