A TV Brasil adquiriu os direitos recentemente da novela Os Dez Mandamentos, exibida originalmente pela Record entre os anos de 2015 e 2016. Embora venha registrando menos de 1 ponto de audiência, o folhetim vem obtendo bons índices para o padrão do canal público, que é de traço absoluto no Ibope.
Na última segunda feira (24), a trama de Vivian de Oliveira registrou a maior audiência do dia para a TV Brasil e ficou em sexto lugar isolado na Grande São Paulo, com média de 0,6 ponto e picos de 0,9. A novela ainda teve 0,9% de share, com 125,3 mil expectadores, segundo dados consolidados do Kantar Ibope Media.
Veja também – Zé Alfredo choca ao revelar a Cristina que sabe resultado de teste de DNA
Em determinados momentos, inclusive, Os Dez Mandamentos chegou a encostar na Band, ficando com 0,9 ponto contra 1,1 da emissora rival, que exibia a novela portuguesa Nazaré. A trama conseguiu vencer a TV Cultura por 28 minutos e a Band por 17, especialmente no horário do programa Show da Fé.
TV BRASIL FERE A CONSTITUIÇÃO?
A EBC, Empresa Brasil de Comunicação, surpreendeu recentemente ao anunciar a compra da novela Os Dez Mandamentos para ser exibida pela TV Brasil, que é a emissora estatal do país. A novela, vale recordar, foi produzida pela Record em 2015 e fez um enorme sucesso, chegando a vencer a Globo.
De acordo com a jornalista Patrícia Kogut, do jornal O Globo, a emissora pode estar infringindo uma regra constitucional ao comprar Os Dez Mandamentos e exibi-la em sua programação. É o que compreende uma análise feita pela Ouvidoria Cidadã sobre a decisão da EBC após o anúncio feito pela estatal.
Segundo essa análise, a compra vai contra a Constituição Federal de 1989 ao “colocar o sistema público como auxiliar na divulgação de um único olhar sobre a religiosidade”. ainda menciona o valor astronômico da compra para “a reprodução de conteúdos já reprisados pelos menos quatro vezes”.