O canal Viva foi idealizado pela Globo especialmente para exibir reprises de novelas. Ao contrário do que acontece com o Vale a Pena Ver de Novo e ainda mais com as reprises nas faixas atuais provocadas pela pandemia de Coronavírus, o canal não raramente reprisa clássicos da teledramaturgia de décadas atrás.
Isso faz com que muitas coisas que hoje são vistas como erradas sejam vistas na TV como normais, especialmente referentes a machismo, racismo e homofobia. Por causa desse detalhe, muitas cenas viralizam nas redes sociais, com internautas se questionando como poderiam achar normais determinadas atitudes.
Veja também – Rebeca dá tapão na cara de Luisa após descobrir caso com Edgar
Para evitar o cancelamento, o canal Viva decidiu exibir uma mensagem de alerta após a exibição dos capítulos de duas de suas reprises, Da Cor do Pecado (2004) e A Viagem (1994): “Esta obra reproduz comportamentos e costumes da época em que foi realizada”, diz o texto, em fonte branca, sobre fundo preto.
EXPLOSÃO NO VIVA
A Globo surpreendeu muita gente ao reprisar a novela O Salvador da Pátria no Viva. Trata-se de um dos maiores clássicos de sua teledramaturgia, trama conhecida por fazer um excelente paralelo com o cenário político da época. Ao que tudo indica, as pessoas estão animadas para acompanhar a trama.
Isso porque o primeiro capítulo da novela, que foi exibida originalmente em 1989, garantiu a liderança para o Viva na última segunda-feira (12). De acordo com Cristina Padiglione, da Folha de S.Paulo, foi a segunda melhor estreia de uma novela na faixa das 14h30, perdendo apenas para a de Torre de Babel.
A estreia atingiu cerca de 1 milhão de pessoas e liderou tanto no horário vespertino quanto na faixa que começa depois de meia noite. Às 14h30, houve um aumento de 14%, enquanto na faixa das 0h50 o acréscimo foi de 11 pontos percentuais. A novela também foi bem repercutida nas redes sociais.