Em Deus Salve o Rei, Afonso (Romulo Estrela) vai ficar em choque ao descobrir que a mina – única esperança de reerguer financeiramente Montemor -, foi destruída. Arrasado com a situação, o protagonista vai tentar encontrar uma forma de salvar o reino da ruína.
“Majestade! Aconteceu uma tragédia! A mina desabou! Eu saí para buscar uma ferramenta e quando voltei, a galeria principal tinha desmoronado”, avisará um mineiro. “Vamos! Rápido!”, dirá Afonso a Gregório que vai até o local da tragédia e ficará abalado.
“A mina… foi destruída!”, avaliará Afonso. “Como isso foi acontecer?!”, perguntará Gregório. “O que aconteceu, Samuel?”, perguntará o monarca. “Um estrondo, muita fumaça… Só escapei porque estava aqui fora! Os que se salvaram estavam perto da entrada… Mas quase todos os mineiros estavam bem fundo, na galeria nova!”, explicará o homem.
“Meu Deus! Romero, traga os soldados! Precisamos tirar os homens de dentro da mina!”, ordenará Afonso. “Provavelmente devem estar mortos, majestade!”, dirá Gregório. “Não temos certeza disso! Vá, Romero!”. “Imediatamente, majestade”. “Qual a chance de haver sobreviventes?”, perguntará Afonso a Samuel. “Infelizmente, é mesmo muito difícil que alguém tenha sobrevivido lá dentro”, responderá. “Não vamos perder a esperança. Temos que tentar salvar o maior número possível de mineiros!”, concluirá o rei, desesperado.