Catarina está prestes a ser enganada novamente em Deus Salve o Rei. Planejando dar a volta por cima e se livrar da chantagem de Otávio (Alexandre Borges), ela trama a troca do lugar do cativeiro de seu pai, Otávio (Marco Nanini), e para isso pedirá a ajuda de Virgílio (Ricardo Pereira).
“Irei direto ao ponto. Depois de tudo o que aconteceu, não espero que sejamos amigos. Marquês, eu preciso da sua ajuda”, dirá a princesa para Virgílio, que questiona: “O que eu ganharia ajudando você, Catarina? Uma morte menos dolorosa?”.
A moça responde o rapaz com uma proposta pra lá de tentadora para ele: “Você ganharia Amália [Marina Ruy Barbosa]. Primeiro, preciso que me ajude a tirar o meu pai desse castelo, o mais rápido possível. O conselho da Cália não reconhece a união de Afonso e Amália e o presidente do conselho sugeriu que Afonso deveria se casar comigo. Só há um detalhe que impede que isso se realize, deixando a plebeia livre para você!“, dirá.
A malvada continua explicando que o rei Augusto precisa trocar de “endereço” para a chantagem terminar: “Enquanto meu pai estiver aqui, em poder de Otávio, eu estou de mãos amarradas. Ficarei sem Afonso, e você ficará sem Amália para sempre. É isso o que você quer?”.
+Deus Salve o Rei: Após traição de Lucrécia, Rodolfo é preso na masmorra
Virgílio finge topar a proposta de Catarina, mas conta tudo para Augusto e os dois planejam fugir: “Prometo que vossa majestade nunca mais cairá nas mãos de vossa filha outra vez. Será um prazer servir à vossa majestade”, dirá o marquês.
Augusto pede cautela no plano: “Seja qual for o plano de Catarina, o nosso precisa ser melhor que o dela”, dirá. “Ela não pode desconfiar que temos o nosso próprio plano”, dirá ele em outro trecho da conversa.
“Estou confiando minha vida a você, Virgílio. Se Otávio descobrir que estamos tramando essa fuga...”, continuará Augusto. “Não só vossa majestade sofrerá as consequências, como eu também! Afinal, vou trair o rei que me deu abrigo!“, completa Virgílio.