Nos próximos capítulos da novela Escrava Mãe, Juliana (Gabriela Moreyra) e Miguel (Pedro Carvalho) serão condenados pela fuga mal sucedida. A punição que os mocinhos receberão deixará Almeida (Fernando Pavão) triunfante.
Dr. Pacheco informará que já está com a sentença pronta e Miguel e Juliana irão implorar por clemência. “Eu tenho fé que não sejam cruéis e tenham tomado a decisão correta”, dirá o português abraçado a amada. “O que é correto depende do ponto de vista, meu caro. Chegou a hora da verdade e eu estou ansioso por isso”, provocará o Almeida.
O Presidente da Câmara iniciará sua decisão condenando Maria Isabel (Thaís Fersoza), que será impedida de participar dos eventos sociais e de aplicar punições nos escravos de sua fazenda. Almeida ainda tentará convencê-lo de uma punição mais branda para a aliada, mas será em vão.
Diante dessa condenação de Maria Isabel, Juliana e Miguel ficarão confiantes de que não serão punidos. Porém a esperança não irá durar muito. “A separação dos dois será inevitável”, disparará Pacheco. Miguel justificará que o casamento dele foi anulado, mas o Presidente diz que Juliana continua escrava, o que impede a união dos dois. O português se oferecerá para comprar a escrava, mas Almeida rejeitará vendê-la.
“Juliana deverá sofrer a punição típica de escravo que foge para ser reconhecida pelo seu crime e aprender a lição de uma vez por todas. Que ela seja marcada com ferro quente pelo seu senhor”, sentenciará Dr. Pacheco. Já Miguel será obrigado a desistir de Juliana de uma vez por todas, e também perderá todos os bens incluindo o solar e a gráfica.
A novela Escrava Mãe vai ao ar de segunda a sexta, por volta das 15h15, na Record TV.