Na novela A Força do Querer, exibida no horário das 21h da Globo, Ivana (Carol Duarte) vem enfrentando um verdadeiro turbilhão de confusões em sua cabeça. Isso porque ela nunca se sentiu confortável com o estilo que sua mãe, Joyce (Maria Fernanda Candido), preparou para ela. Mas a jovem nunca havia percebido que isso pode significar algo bem mais profundo: que ela na verdade não é mulher, apesar de ter nascido no corpo de uma.
Nos próximos capítulos da novela, a jovem conhecerá Tê (Tarso Brant) e ouvirá a história do rapaz, que contará que já foi uma mulher no passado. Ela compreenderá o porquê de rejeitar seu próprio corpo feminino e voltará para casa para experimentar as roupas de Ruy (Fiuk). “Sou eu”, se emocionará ela.
Ela desabafará com Simone (Juliana Paiva). “Simone… já passou pela sua cabeça que eu possa não ser uma mulher? Trans, que eu digo é a pessoa transgênero, a pessoa que nasce com um corpo, seja de homem, seja de mulher e não se identifica com ele! A pessoa que rejeita o próprio corpo. Como eu!”.
Veja também – Em A Força do Querer, Joyce flagra Ivana vestida de homem e vai à loucura: “Ridícula”
Simone não entenderá nada e Ivana explicará que se identificou com a história de um transgênero que conheceu. “Eu conheci um trans. Ele nasceu com o corpo de menina, criaram como menina e ele sentia tudo isso que eu sinto, esse vazio, essa coisa de se olhar no espelho e não se reconhecer. Igualzinho!”.
Exibida em 2017, A Força do Querer está sendo reprisada no horário das 21h da Globo com uma edição especial. A emissora, assim como todas as outras no Brasil, teve que suspender as gravações das novelas inéditas por causa da quarentena aconselhada pela OMS e pelo Ministério da Saúde.
A Força do Querer – Resumo dos próximos capítulos