Dionísio (Sérgio Mamberti) ouvirá “poucas e boas” de Ester (Grazi Massafera) em Flor do Caribe. Isso porque a loira ficará cara a cara com o velho e ainda dirá a ele que pegou um pertence de seu avô, Josef Schneider (Stephane Dosse), na trama de Walther negrão.
Tudo começará quando o carrasco dos nazistas estiver sendo procurado pela Polícia Federal em virtude das relíquias roubadas por ele durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945). Na ocasião, o avô de Alberto dirá ao neto que se livrou de todas as provas que o incriminam, mas o que Dionísio não esperava era que fosse sentir falta de um relógio de ouro e, com isso, pensará que Doralice (Rita Guedes) terá roubado.
Veja também: resumo dos próximos capítulos de Flor do Caribe
No entanto, a mãe de Samuca (Vitor Figueiredo) resolverá colocar a “cara para bater” e assumirá que foi ela quem pegou a joia de dentro do esconderijo do bisavô de Laurinha (Serena e Vitória Lovatel). “Quem você pensa que é para acusar alguém de roubo nessa casa?”, perguntará a loira, bastante irritada, ao entrar no escritório.
“Estava demorando muito, não é? Não me diga que você também veio defender a cozinheira?”, rebaterá o personagem de Sérgio Mamberti, que será novamente pressionado a responder o questionamento feito pela diretora da ONG e tentará se esquivar.
Porém, a protagonista não desistirá: “Vai discutir, sim, porque esse assunto não é com a Doralice. É comigo. Ela não roubou relógio nenhum nessa casa. Em primeiro lugar, ela nunca foi ladra. E, depois, o relógio nunca foi seu”, disparará a ex de Cassiano (Henri Castelli).
Veja também: Alberto usa Samuca de refém, ameaça Ester e obriga a loira a acobertar crimes
Logo depois, ela abrirá o jogo e deixará o velho boquiaberto: “A peça tem uma inscrição em hebraico no verso. Você sabe o que significa? É o nome do holandês de quem você roubou muitas outras joias, seu ladrão miserável, incluindo aquele anel que você disse que era da sua família. Era do meu pai, dos meus avós”, esbravejará.
Mesmo assim, o cara de pau continuará negando ter tido qualquer envolvimento com Schneiders na época da guerra, “mas passará mal ao descobrir que os antepassados de Ester usaram um nome falso durante o conflito armado”. “Tempos de guerra, de terror, em que judeus se escondiam feito ratos de nazistas e traidores feitos você”, acusará a jovem.
Por fim, a personagem de Grazi Massafera contará ao ancião o que realmente aconteceu: “Esse é o nome verdadeiro daquele judeu que você enganou falando que ia conseguir passaportes para ele e a família fugirem para a América, longe dos nazistas. Josef Schneider. Não houve roubo nenhum nessa casa. Eu só peguei o relógio do meu avô que você roubou há 70 anos”, afirmará, nas cenas previstas para irem ao ar no próximo dia 26, na edição especial da sua novela das seis.