Uma das cenas mais aguardadas de Triunfo do Amor, Maria (Maite Perroni) descobrirá que é filha de Vitória (Victória Ruffo). O problema é que a mocinha vai rejeitar sua mãe, já que ela foi bastante maltratada pela empresária no decorrer do folhetim mexicano.
Na ocasião, Vitória vai até a casa de Maria para humilhá-la. Porém, ao chegar lá, se deparará com o crucifixo que deu ao João Paulo (Diego Oliveira) no passado. Nesse momento, ela reconhecerá e questionará a Maria de quem é. Maria, por outro lado, responderá que foi o seu pai.
Vitória, entretanto, mudará o comportamento arrogante com Maria e passará a tratá-la muito bem. A mocinha, porém, acostumada com as patadas da empresária, será curta e grossa. “Você quer que eu me ajoelhe para te pedir perdão por ter aparecido em sua vida?”. “Não fale comigo assim, Maria Desamparada, filha…”, rebaterá Vitória, aos prantos.
Maria será rude: “Eu não sou sua filha! Você não tem nenhum direito de me chamar de filha”, contestará. “Sim, eu tenho. E sabe por quê? Porque eu sou sua mãe”, concluirá, deixando Maria estarrecida. Diante da revelação, Maria se mostrará muito rígida com Vitória e culpará a mulher por tê-la abandonado e deixado sem amor.
“Eu me esforcei para te encontrar, mas as circunstancias foram desfavoráveis”, dirá Vitória. “Você também me humilhou, me perseguiu…”, dirá Maria, deixando Vitória angustiada com a rejeição. “Não me toque”, gritará a personagem de Maite Perroni, relembrando que foi insultada: “Não posso perdoá-la. Você foi a culpada das minhas dores”, dirá.