Nos próximos capítulos de Deus Salve o Rei, Catarina (Bruna Marquezine) irá depor no julgamento de Amália (Marina Ruy Barbosa) – acusada de ser uma bruxa. Na ocasião, a vilã se faz de vítima e, nas entrelinhas, deixa claro que a ruiva contaminou o povoado com a peste.
“Sua alteza confirma que Amália a visitou muitas vezes em seu leito, enquanto convalescia da peste?”, perguntará o Inquisidor. “Sim, eminência”, fingindo piedade. “Qual o intuito de Amália com essas visitas?”. “Amália trouxe infusões e ervas que ajudaram em minha recuperação… Não só a mim. Eu soube que ela fez o mesmo a várias pessoas doentes de Montemor. Portanto, é uma injustiça julgar uma alma boa como a dela desta forma”.
+Instigado por Catarina, caçador de bruxas prende Amália
“Vossa alteza estava consciente quando Amália a visitou?”. “Infelizmente, eminência, delirei muito com a febre. Minhas lembranças não são tão claras”. “Amália entrou sozinha alguma vez em seu quarto?”. “Lucíola aproveitava a presença das visitas para buscar o que eu necessitasse. É natural que minha criada não tenha estado o tempo todo ao meu lado. Mas que mal há nisso, eminência?”.
“Amália enfrentou vossa alteza na feira de Artena, depois participou de um golpe que derrubou não só o rei, como vossa alteza também…”. “Não entendo onde vossa eminência pretende chegar”. “Pretendo chegar ao óbvio: Amália tem todos os motivos para querer matá-la. “Isso é uma mentira!”, gritará Amália. “Cale-se! Você está sob julgamento!”, afirmará o Inquisidor.