Maria Isabel (Thais Fersoza) é uma verdadeira megera, mas adora se fazer de boa moça. Contudo, nos próximos capítulos de “Escrava Mãe”, a sinhá vai deixar sua máscara cair ao surtar com Juliana e aprontar algumas maldades com ela.
Tudo vai acontecer quando o galã Miguel (Pedro Carvalho) achar um símbolo no mapa que deseja desvendar, ele vai pedir a ajuda de Juliana para saber informações e a mocinha aceita ajudá-lo. Mais tarde o português conta para a noiva o que conversou com Juliana e conta ainda que estava com ela quando foi pego por Zé Leão, nesse momento o sangue de Maria Isabel ferve nas veias e assim que ele vai embora ela vai atrás da empregada.
Veja também: Esméria se desespera ao ver Genésio sendo acusado
Quando encontra Juliana a patroa rasga o vestido que ela segura, a agride e arrasta para a senzala. Cheia de ciúmes por saber que Miguel ama verdadeiramente Juliana, a vilã age com ainda mais crueldade ao ir jantar e deixa-la sem comida e água.
Logo após a sinhá sair, quando Juliana está quase conseguindo pegar um pouco de água quem aparece na senzala é Esméria (Lidi Lisboa) que joga para longe o pote. Juliana implora por piedade mas a vilã não liga e pega um chicote para bater nela, antes de começar Esméria pensa que Juliana pode ser útil em suas próximas maldades e acaba soltando ela. Mais tarde, ao voltar para a senzala para bater, Maria Isabel fica surpresa ao ver que a garota não está mais no local.