Samuel (Juca de Oliveira) está tentando provar a todo custo que Dionísio (Sérgio Mamberti) foi o culpado por entregar sua família aos nazistas na época da guerra. Sendo assim, o marido de Lindaura (Ângela Vieira) pedirá ajuda à Doralice (Rita Guedes) para que ela encontre uma foto antiga do avô de Alberto (Igor Rickli) em Flor do Caribe.
Nos próximos capítulos, a funcionária entrará no escritório do velho bem no momento em que ele estiver tomando banho de sol. Lá, ela acabará achando um álbum de fotografias. Porém, quando der de cara com uma imagem de Dionísio ao lado de sua mulher que já morreu, a mesma se assustará com a voz do patrão lhe chamando.
Nessa hora, a personagem de Rita Guedes pegará a foto e a colocará dentro de seu avental de forma dobrada. “O que é que você está fazendo aqui no meu escritório, Doralice? Sem a minha permissão!”, questionará o senhor, bastante incomodado.
Em seguida, Doralice ficará completamente parada como uma estátua, deixando Dionísio sem resposta. “Responda, Doralice. O que é que você veio fuçar aqui no meu escritório?”, intimidará ele, na sequência. “Que bom que o senhor apareceu. Na verdade eu queria fazer um prato especial para o senhor. A Zuleika [Gisele Alves] me disse que aqui tinha um livro de receitas da sua esposa e eu…”, inventará ela.
Na sequência, o inimigo de Veridiana (Laura Cardoso) desconfiará da justificativa de sua empregada e a questionará: “Da Helga? Mas você por acaso ler alemão?”. “Não”, reagirá a mulher de Quirino (Ailton Graça). “Claro que não. Imagine! Pois muito bem, o único livro de receitas de Helga, está ali naquela segunda prateleira e está escrito em alemão. Portanto…”, dirá o vilão.
Após a saia justa, Doralice pedirá desculpas e, para contornar a situação, avisará ao viúvo que irá preparar uma comida da culinária portuguesa. Depois disso, ela, então, se retirará do local bastante apreensiva e com o coração batendo mais forte.