A atriz e humorista Dira Paes abriu o jogo e fez fortes revelações acerca do que já sofreu no período de sua adolescência. Em uma entrevista concedida ao jornal O Globo, a artista contou que já foi assediada por um homem quando estava a caminho de casa. “Já aconteceu de estar voltando da escola, e um homem meter a mão em mim. Consegui virar o braço, e ele saiu correndo”, relatou.
Outro ponto abordado foi em relação aos vários tipos de episódios ocorridos com ela dentro do ambiente de trabalho. “Tive experiências desagradáveis com diretores, assédios verbais, mas me defendi todas as vezes, instintivamente. Indo embora na hora, por exemplo. A violência nunca me travou. Ainda bem”, destacou.
Em seguida, Dira ainda salientou: “Não tem mais tanto espaço para ego, para mau humor. Se você errou, peça desculpas, se possível, imediatamente. Estamos errando e aprendendo”. No mais, a global também falou sobre como enfrenta o comportamento diário do ser humano.
“Falo com muita gente como se tivesse conversando com o meu filho de 5 anos, ensinando o beabá. O princípio da cidadania, de não fazer com o outro o que não quer que façam com você, é uma coisa que já devia estar clara”, afirmou.
Já acerca da violência física praticada por Baltazar (Alexandre Nero) na personagem Celeste, em Fina Estampa – que foi reprisada há pouco tempo pela TV Globo em horário nobre -, Paes comentou: “Agora, estamos começando a verbalizar com mais consciência. Sabemos o que é uma relação abusiva, temos na boca essas palavras. Na época, não tínhamos”.