Decidida a atrapalhar e prejudicar a vida de Dionísio (Sérgio Mamberti), Guiomar (Claudia Netto) não pensará duas vezes antes de investigar o passado do velho em Flor do Caribe. De volta à Vila dos Ventos, a mãe de Alberto (Igor Rickli) acabará descobrindo que o vilão tem um filho que mora na cidade. E será durante sua ida até a casa de Veridiana (Laura Cardoso) que a informação chegará aos seus ouvidos.
Tudo começará quando Candinho (José Loreto) levar a mulher até o encontro da avó, que se mostrará surpresa com a aparição da personagem de Claudia Netto. “E o que é que a dona Guiomar veio fazer na minha casa?”, vai querer saber a senhora.
Diante do questionamento, Guiomar, então, explicará que resolveu ir até lá só para saber como ela estava, já que havia encontrado seu neto na rua e não a via fazia tempo. “Agora já viu, pode ir embora”, dirá Veridiana, incomodada com a presença da madame no local.
Em seguida, Candinho ficará assustado com a fala da avó. “Eu vou, eu vou, dona Veridiana. Mas antes eu queria deixar bem claro que eu nunca tive nada a ver com o que aconteceu…”, iniciará a dondoca, que, logo, será interrompida pela velha: “Calada! Não diz mais nenhuma palavra!”, esbravejará.
“Voinha, por que tá desfeitando da dona?”, questionará o amigo de Samuca (Vitor Figueiredo). “Porque ela é nora de Dionísio Albuquerque. E essa gente não é bem-vinda na minha casa”, disparará Veridiana. “Por favor, dona Veridiana. Não me tome como aliada daquele velho só porque eu casei com o filho dele”, suplicará a sogra de Ester (Grazi Massafera).
Na sequência, Guiomar deixará claro que a rejeição que Veridiana tem pelo nazista não é menor que a dela. Ainda cabreira com a presença da mulher em sua residência, a avó de Candinho pedirá a ela para explicar o motivo que a levou até lá.
A partir daí, Candinho deixará o ambiente a pedido da avó para ir pegar um capim cheiroso a fim de fazer um chá. “Desembucha, Guiomar”, ordenará a personagem de Laura Cardoso. “Quero saber da sua filha, Maria Adília [Inez Viana]. Ela tá viva? O que aconteceu com ela?”, questionará a mulher.
“Então é isso? Eu também queria saber do paradeiro da minha filha. Tá sumida no mundo. Já procurei em tudo quanto é lugar. Acho que morreu matada”, cogitará a velha, que continuará na sequência: “Maldita hora que Maria Adília se perdeu e se meteu com quem não devia”. “Aquele homem [Dionísio] sabia envolver direitinho uma mulher. Fazia isso como ninguém. Eu entendo a sua filha. Eu sempre entendi”, comentará Guiomar.
Logo após, Veridiana fará um pedido importante à mãe do inimigo de Cassiano (Henri Castelli): “Por isso eu lhe peço, não diga o nome desse homem pra Candinho. Não diga o nome do homem que veio a ser pai dele. Já basta ele não saber o paradeiro da mãe. Que eu espero que ainda esteja viva”, implorará.
“Nós vamos fazer justiça por ela. Eu vou ajudar a senhora a achar Maria Adília”, assegurará Guiomar, que conseguirá amenizar o clima com Veridiana. “Tu sempre foi uma mulher boa. Um pouco doida da cabeça, mas de bom coração. Me perdoe ter lhe recebido com quatro pedras na mão”, falará a senhora, antes de as duas se abraçarem.