Atualmente no ar pelo SBT devido a pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), o ator Eric Surita, filho do apresentador Emílio Surita, fez uma revelação durante seu programa de rádio Stand Up, na Jovem Pan. Na ocasião, o intérprete do personagem Beto criticou o cachê que recebe da emissora pelo fato de estar aparecendo na reprise da novela Chiquititas.
“Os direitos de transmissão de Chiquititas vão até 2071. Você sabe o que os artistas ganham com isso? Quase nada”, comentou Eric, se referindo ao valor recebido em setembro. Logo depois, o jovem foi ainda mais incisivo em suas declarações: “Vocês estão comprando a Libertadores. Estão cheios da grana. Agora, os meus amigos que fizeram a novela estão todos ferrados”, disparou.
Em entrevista concedida ao site Notícias da TV, Surita também fez questão de ressaltar que os artistas precisam se unir nessa causa. “Creio que a classe artística deve, sim, se unir, debater e questionar esse assunto cada vez mais, para não ficar refém de um longo contrato, o qual satisfaz muito mais o contratante do que propriamente o contratado”, opinou.
Em seguida, ele ainda se justificou perante o comentário feito na rádio: “É muito difícil, pois recusar um trabalho de uma grande emissora também é recusar visibilidade na grande mídia. [Na rádio,] Falei em tom de brincadeira. Afinal, assinamos um contrato do qual temos direitos de imagem nessas reprises. O valor é irrisório. Porém, foi acordado, previamente, entre as partes”, explicou.